O que é Coronavírus? Saiba quais os sintomas e como se prevenir

17/03/2020 13h50 Agência Corinthians

A- | A+



O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). As informações são do Ministério da Saúde. Até o momento não há tratamento a base de medicamentos devidamente aprovada e recomendada pelas autoridades médicas o que se recomenda às pessoas infectadas é repouso e consumo de bastante água. Segundo a OMS, antibióticos não são indicados porque combatem apenas infecções bacterianas, não as virais.

#PrevençãoCorinthiana é apelo do Corinthians para que Fiel Torcida fique em casa
Arena abriga campanha emergencial de doação de sangue

#VemPraGuerra Corinthians adere à campanha para compra de insumos de combate ao coronavírus

Psicoterapeuta dá dicas e estratégias para lidar melhor com a pandemia


A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Na última segunda-feira (16), a Federação Paulista de Futebol anunciou a paralisação do campeonato estadual por tempo indeterminado. A medida foi tomada devido ao surto da doença que forçou uma serie de medidas restritivas, de higiene e de isolamento. Faça sua parte: se informe em fontes confiáveis e proteja sua saúde e a de quem você ama.

Quando usar máscara cirúrgica?

A princípio o uso de máscaras cirúrgicas é recomendado apenas para quem está doente, em especial nos primeiros dez dias de desenvolvimento de sintomas, assim como para as pessoas que estão próximas ao paciente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não há evidências científicas de que a máscara proteja contra o vírus - apenas minimiza sua disseminação via áerea. Ao usá-la, é necessário que a peça seja bem justa, cubra completamente a boca e o nariz e fique próxima à bochecha.

As máscaras são descartáveis e duram aproximadamente duas horas. Se ela estiver molhada, perde qualquer efeito. Sempre que manipulá-la, é necessário lavar as mãos imediatamente por pelo menos 20 segundos, limpando entre os dedos, nas costas das mãos e até o pulso.


Como se prevenir?

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel;
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evite aglomerações se estiver doente;
- Mantenha os ambientes bem ventilados;
- Não compartilhe objetos pessoais; 

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença. 

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

- Febre;
- Tosse;
- Dificuldade para respirar; 

Como o coronavírus é transmitido?

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de cinco dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de sete dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Até o momento, não há informações suficientes de quantos dias anteriores ao início dos sinais e sintomas uma pessoa infectada passa a transmitir o vírus.

O que fazer em caso de contato com uma pessoa infectada?

Se você viajou para algum destino com casos confirmados ou teve contato próximo com alguém que foi diagnosticado, fique atento a sintomas que se pareçam com resfriado, especialmente febre e tosse.   As instituições de saúde estão sendo preparadas para a rápida identificação do Coronavírus e evitar o aumento dos casos. Caso apresente algum sinal da doença, procure um serviço de emergência hospitalar.

Campanha
O Corinthians revisita a campanha “locospirose” para incentivar a torcida a se prevenir contra o coronavírus e, assim, aumentar a capilaridade de sua prestação de serviços para o Bando de Loucos, utilizando a mesma identidade visual para toda sua comunicação de saúde relativa à pandemia.



Tags: coronavírus, Notícias, prevenção, tratamento

Categoria(s):