Psicoterapeuta dá dicas e estratégias para lidar melhor com a pandemia do Coronavírus

Francisca de Lima, profissional que reside na Alemanha, fala sobre do aprimoramento físico e mental no confinamento

31/03/2020 11h20 Agência Corinthians

A- | A+


A disseminação do Coronavírus continua causando muitos problemas ao redor do mundo, inclusive aqui no Brasil. Além do risco de contágio, a doença traz com ela outros fatores perigosos, como o estresse de estar confinado sem a previsão de quando tudo voltará ao normal.

Para entender melhor isso, o Corinthians.com.br conversou com a psicoterapeuta Francisca de Lima, que falou sobre o tema, explicou os perigos e as soluções que podem ser tomadas no confinamento atual.

Atualmente, Francisca de Lima mora e trabalha na cidade de Hamburgo (Alemanha). Lá, a psicoterapeuta realiza diversas consultas presenciais e online abordando diversos temas atualmente o mais recorrente que é justamente o Coronavírus.

A psicoterapeuta indica que o primeiro passo a ser seguido por pessoas com estresse no confinamento é o da atividade física. Segundo Francisca, esse é um método que contribui e ajuda na melhora das atividades cerebrais e corporais.

"O estresse surge no cérebro em resposta a situações externas. Trata-se de uma reação desencadeada pelo sistema nervoso central e vegetativo e o sistema hormonal. Uma excelente forma de aliviar o estresse é por meio da atividade física, que traz benefícios como: baixar a pressão arterial, diminuir os níveis de gordura e açúcar no sangue, fortalecer o músculo cardíaco, aumentar a capacidade de absorção de oxigênio dos pulmões, aumentar o bem-estar, reduzir ansiedade e depressão e aumenta a autoestima" explicou.

A psicoterapeuta também alerta que as pessoas precisam seguir uma programação diária para que o vazio do confinamento não a traga pensamentos negativos. Além disso, Francisca recomenda que as pessoas se preparem mentalmente para enfrentar qualquer situação que possa acontecer, lembrando que esse período é passageiro e não eterno.

"Você precisa de uma programação diária que integre planos de exercícios, recreação, nutrição e reabilitação. Isso vai ajudar você a passar pelo período de quarentena. Mas, diferentemente dos períodos de férias e outras fases de descanso e regeneração, agora você precisa gerenciar bem sua condição física. Caso contrário, o risco de lesão aumenta. Invista em suporte mental e físico. Isso garante que o nível atual de desempenho seja mantido. Mentalmente, é importante se preparar caso a quarentena se estenda por quatro semanas ou mais. Quanto mais tempo, mais difícil. De qualquer forma, você deve lembrar que é uma situação passageira. Mantenha o estado de alerta, tomando todos os cuidados necessários, mas não encare a situação de forma catastrófica. Evite pensamentos negativos e de punição. Mantenha uma rotina diária. Tire o pijama!", alertou.

Um dos principais problemas que afloram no confinamento é a ansiedade. Pessoas com este distúrbio vêm enfrentando dificuldades para lidar com todos os riscos que o Coronavírus trouxe à população mundial. Mas o que pode ser feito nesse caso? Francisca traz algumas dicas que podem ajudar a lidar com a pandemia mundial.

Dica 1: Evite ver notícias e mensagens sobre a crise a todo momento. Escolha horários determinados para ler ou falar sobre o assunto e depois mude o foco;

Dica 2: Fique atento às fontes de notícias que você consome. Procure se informar por meio de páginas oficiais e veículos jornalísticos confiáveis;

Dica 3: Evite passar muito tempo em redes sociais e meios digitais. Faça pausas e procure se distrair com outras atividades;

Dica 4: Seus pensamentos são apenas sobre o coronavírus? Tente mudar o foco e pensar em outros assuntos. Procure algo que lhe dê prazer. Leia um livro, veja um filme, lembre das suas últimas férias ou pense no seu lugar favorito;

Dica 5: Mantenha contato com pessoas para não se sentir sozinho. Ligue para amigos ou familiares regularmente;

Dica 6: Aproveite o ar fresco e o sol. Procure locais vazios, horários de pouco movimento e mantenha a distância de um a dois metros das pessoas;

Tempo livre

Faça tarefas que você vinha adiando ou atividades que antes não cabiam na rotina.

Existem ótimas oportunidades de aprendizado on-line para tudo. Aproveite para fazer uma limpeza e organizar gavetas, armários, e documentos. Ofereça ajuda a vizinhos, amigos e familiares, em vez de pensar apenas em si.

Francisca também relata algumas estratégias que podem ser feitas e mentalizadas para contribuir na diminuição do estresse do confinamento.

1: Seja grato pelo que você tem. Pense em tudo aquilo que te faz sentir gratidão. Isso faz bem à saúde.

2: Não fique pensando "e se ...?". Perguntas como essa aumentam o estresse e a agitação.

3: Mantenha-se positivo. Isso ajuda a tirar o cérebro do modo de estresse.

4: Desligue algumas vezes. Isso não é novo, mas é importante praticar.

5: Limite o consumo de café. A cafeína em excesso faz mal à saúde.

6: Durma o suficiente. O sono adequado é essencial para pessoas de sucesso.

7: Procure separar pensamentos dos fatos. Quanto mais tempo você passa com pensamentos negativos, mais poder você dá a eles. Muitas vezes, são apenas isso: pensamentos, não fatos.

Por fim, fique atento: o estresse emocional também pode se manifestar na forma de queixas físicas, como palpitações, falta de ar, aperto no peito, problemas gastrointestinais, tontura, dor de cabeça, dificuldade para pegar no sono e pesadelos.


Tags: Institucional, Notícias

Categoria(s): Institucional