Automobilismo e Corinthians: relembre quantas vezes esses mundos se cruzaram

Timão e E-Prix SP 2024 anunciaram parceria, mas esportes motorizados estão mais próximos da história do Parque São Jorge do que se imagina

08/03/2024 09h00 Vinícius Alves

A- | A+

O Corinthians e a FIA Fórmula E acabaram de anunciar uma parceria que inclui conteúdos colaborativos e descontos para a Fiel Torcida acompanhar o E-Prix, que ocorre em São Paulo no sábado, 16 de março. Mas a história de conexões entre o Timão e os esportes a motor é vasta e remonta a momentos icônicos do clube.

LEIA MAIS: Em parceria inédita, Corinthians sela acordo com FIA Formula E para E-Prix São Paulo


Senna, eterno ídolo corinthiano. Foto: reprodução

A começar por um de seus torcedores mais ilustres: o tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, que era corinthiano declarado e fanático, sem esconder sua paixão pelo Coringão. Em 2018, como homenagem, o Corinthians e a Nike lançaram o uniforme 3 da sua coleção em tributo ao piloto. A camisa foi um recorde de vendas e até hoje é uma das preferidas da Fiel. Além de Ayrton Senna, outros pilotos famosos também são torcedores do Alvinegro, como Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e Bia Figueiredo.


Camisa 3 em 2018. Foto: Divulgação/ Nike

Mas não para por aí. O Timão já foi representado nas pistas de outras formas. Entre os anos de 2008 e 2010, foi criado na Europa a Superleague Formula, uma categoria de carros monopostos que representavam clubes de futebol de todo o mundo. Das Américas, só havia dois times e o Corinthians era um deles, com seu carro alvinegro, na maioria das vezes pilotado pelo brasileiro Antônio Pizzonia (ex-piloto de Fórmula 1).


O carro alvinegro na Superleague. Foto: Divulgação/ Superleague Fórmula

Em 2010, ano de seu centenário, o Corinthians não teve conquistas dentro de campo, mas nas pistas, foi representado por Roberval Andrade, que levou o seu caminhão com as cores alvinegras ao topo da Fórmula Truck. Andrade fez um grande ano e foi o campeão brasileiro e sul-americano da categoria naquele ano. Esta parceria deu tão certo que o piloto paulista continuou estampando o escudo do Timão em seu caminhão até o ano de 2020.


Roberval pilotando seu Formula Truck. Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

"Eu aceitei fazer o projeto do Corinthians no ano do centenário e foi maravilhoso, mudou a minha vida. Eu passei pelo Brasil inteiro e tinha a nação corinthiana torcendo por mim”, diz Roberval Andrade. “E eu lembro na corrida, em Interlagos, o Ronaldo Fenômeno foi lá torcer por mim e eu fiz a pole-positon e venci a prova. Sinto muito orgulho em falar que eu fui campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck no ano do centenário."

Também em 2010, o Timão teve seu carro na Stock Car, pilotado pelo ex-F1, Ricardo Zonta, que correu algumas etapas do ano com o escudo do Corinthians estampado no bólido.


Escudo corinthiano em alta velocidade na Stock Car. Foto: Divulgação

Além destes exemplos, o Coringão também teve uma equipe de rally, que competiu em 2018 e 2019. No automobilismo virtual, o Timão já foi representado pela equipe Corinthians Sim Racing.


Picape corinthiana no Rally dos Sertões. Foto: Divulgação

No ano de 2011, o corinthiano Rubens Barrichello, organizou um evento inusitado no Parque São Jorge. O gramado do estádio Alfredo Schürig, a famosa Fazendinha, virou uma pista de rally, que reuniu os principais pilotos brasileiros daquela época.


Não parece, mas é a Fazendinha, em 2011. Foto: Vinícius Alves/ Arquivo Pessoal

Nestes quase 10 anos de história da Neo Química Arena, também tem automobilismo envolvido com nosso estádio. Em 2016, numa ação de um patrocinador, os pilotos Carlos Sainz Jr. (hoje piloto da Ferrari) e Daniil Kvyat (ex-Red Bull) bateram bola no gramado da Casa do Povo e receberam do Timão um manto personalizado.


Kvyat e Sainz em visita à Neo Química Arena. e Foto: Paulo Pinto/ Divulgação

“É muito bonito isso tudo, impressiona. Estou acostumado a assistir jogos no (Santiago) Bernabéu (estádio do Real Madrid) e espero que um dia consiga voltar para assistir um jogo aqui”, disse o espanhol Carlos Sainz sobre a arena corinthiana, na época.


Os pilotos batendo bola na Casa do Povo. Foto: Paulo Pinto/ Divulgação


Tags: Automobilismo, Institiucional, Notícias

Categoria(s): Automobilismo, Institucional