Último jogo de Emerson Sheik com o manto alvinegro completa dois anos nesta quarta-feira

Ídolo do Timão entrou no segundo tempo na vaga de Mateus Vital em partida contra a Chapecoense, válida pelo Brasileirão

25/11/2020 09h30 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

No dia 25 de novembro de 2018, há exatos dois anos, mais um multicampeão do Corinthians de despedia dos gramados. Emerson Sheik fazia sua última partida da carreira e pelo clube no empate de 0 a 0 contra a Chapecoense, pela 37ª rodada do Brasileirão. O jogo também ficou marcado em ser a última partida de Danilo na Neo Química Arena. Antes da bola rolar, houve uma série de homenagens aos dois atletas.

Neste dia, o Timão foi a campo com um onze inicial formado por Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Ralf, Thiaguinho, Jadson, Mateus Vital e Pedrinho; Romero. Os ídolos Emerson e Danilo, que estavam no banco de reservas, entraram no segundo tempo da partida.

Na primeira etapa, o Timão teve mais posse e buscou mais o ataque, mas não teve nenhuma grande oportunidade que exigisse grande defesa do goleiro adversário. O segundo tempo também não teve grandes brilhos das equipes. O Corinthians teve sua melhor oportunidade com uma bicicleta de Pedrinho, que passou com perigo ao gol adversário, mas foi para fora. Mesmo com as entradas de Danilo e Emerson, o placar acabou empatado em zero a zero.

Ao final da partida, Emerson Sheik deu entrevista para o Canal Premiere sobre sua despedida: “Fica um sentimento de ter feito coisas boas, de ter contribuído. Verdadeiramente espero que o torcedor tenha gostado. Eu, em particular, vou me despedindo com muito orgulho de ter vestido essa camisa e conquistado coisas importantes. Agora é hora da molecada. Vou estar por perto. É o momento deles, espero que possam ser felizes aqui como eu fui. Ganhar aqui na frente desse torcedor é bom demais", disse em sua despedida.

Sheik chegou ao Corinthians pela primeira vez no meio da temporada 2011, vindo do Fluminense. No dia 05 de junho, estreou com a camisa alvinegra no estádio Nílton Santos, no Rio de Janeiro, ao entrar no segundo tempo do empate em 1 a 1 contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Pouco tempo depois, no dia 31 de julho, em um confronto contra o Avaí, em Florianópolis-SC, válido também pelo Brasileiro, Emerson marcou seu primeiro gol pelo Corinthians. Na ocasião, o Timão acabou derrotado por 3 a 2.

No ano seguinte, o ídolo marcou o seu nome na história do clube do Parque São Jorge na campanha do título da Libertadores de 2012. Sheik foi eleito o melhor jogador da competição. No segundo jogo da final, no dia 04 de julho, Emerson marcou os dois gols que garantiram o título inédito para o Corinthians. Além dos gols na final, Sheik ainda marcou outros três nesta competição, nas vitórias contra o Nacional-PAR e Deportivo Táchira-VEN, pela primeira fase, e na semifinal, contra o Santos, na vitória por 1 a 0 na Vila Belmiro. Dos 14 jogos disputados pelo Alvinegro na Copa Libertadores da América em 2012, Emerson Sheik atuou em nada menos do que 13, sendo titular em dez.

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

No fim de 2012, foi titular na equipe que venceu o Chelsea na conquista do segundo Mundial de Clubes FIFA.

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians

Depois de ser campeão continental e mundial, Sheik continuou levantando troféus no ano de 2013. Venceu o Paulistão após final contra o Santos e conquistou a Recopa Sul-Americana com duas vitórias sobre o São Paulo. No início de 2014, o atacante foi emprestado ao Botafogo, dando fim a sua primeira passagem pelo Timão. Após o fim do empréstimo para a equipe carioca, o atacante retornou ao Timão e fez sua segunda passagem. Desta vez, permaneceu até o fim do contrato, em julho de 2015.

Em janeiro de 2018, Emerson Sheik acertou seu retorno para o Timão. O atacante, com então 39 anos, veio com contrato de seis meses e se aposentaria em julho do mesmo ano, mas Corinthians e Emerson, então, acordaram que o contrato iria até dezembro.

Sheik entrou em campo em 39 jogos na temporada, marcando dois gols. Fez parte também do elenco corinthiano que conquistou o 29º Campeonato Paulista sobre o rival Palmeiras e se despediu do Coringão no final da temporada.

Foto Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

Somando suas três passagens (2011 a 2014; 2015 e 2018) pelo clube do Parque São Jorge, Sheik contabiliza 196 jogos e 28 gols marcados.  Com ele em campo, o Timão venceu 90 jogos, empatou 62 e foi derrotado 44 vezes. Na Neo Química Arena, Emerson atuou em 28 jogos, balançando as redes em quatro ocasiões.

Nesse período vestindo a camisa corinthiana, Sheik levantou 7 troféus: Paulistão (2013 e 2018), Brasileirão (2011 e 2015), Recopa Sul-Americana (2013), Libertadores (2012) e Mundial de clubes (2012).


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol