Relembre os 23 corinthianos convocados para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo

01/02/2014 08h00

A- | A+

Que o Corinthians também respirará o clima da Copa do Mundo da FIFA de 2014 ao longo dos próximos meses, isso não é novidade para a Fiel. A Arena Corinthians será o palco da abertura do torneio e de outros cinco jogos. Cada vez mais perto do Mundial, o Corinthians.com.br, em parceria com a Placar, traz neste sábado (01) a resposta para uma pergunta que nunca envelhece nas rodas de conversas entre os torcedores: “Quantos jogadores do Corinthians já defenderam a amarelinha da Seleção em Copas do Mundo”?

Vinte e três! Este mesmo número que equivale ao plantel de uma seleção durante a Copa do Mundo totaliza quantos jogadores do Timão deixaram o preto e branco durante um mês para vestir o amarelo e azul da Seleção Brasileira no maior torneio do futebol mundial. O último corinthiano a representar o Brasil foi Ricardinho, na edição de 2006.

A história do Corinthians como clube que cede jogadores à Seleção Brasileira teve início em 1938, na Copa da França. Brandão foi o primeiro corinthiano a disputar o torneio, mas também teve a companhia de Jaú e Lopes. Somente na década de 50, os alvinegros voltaram às pautas das convocações, com Baltazar em 1954, Cabeção e Baltazar em 1954 e Gilmar e Oreco em 1958.

Na Copa de 66, Garrincha, apesar do pouco tempo que passou pelo Corinthians, foi o nome alvinegro. Em 1970, Ado, Rivellino e Zé Maria foram tricampeões mundiais no México. No ano de 1974, o Patada Atômica foi à Copa mais uma vez, mas o destaque ficou mesmo para o Super Zé, que enfim foi titular com a amarelinha. Amaral ainda não havia estreado no Corinthians, mas levou o nome do clube ao time que disputou a Copa da Argentina, em 1978.

Encantando o mundo, Sócrates fez parte do inesquecível time de 1982 e marcou um dos gols do fatídico jogo no qual o Brasil foi eliminado pela Itália de Paolo Rossi. Em 1986, mais uma vez três nomes corinthianos, com Carlos, Édson e Casagrande. Já em 1994, o atacante Viola foi chamado por Parreira e entrou na prorrogação da final contra a Itália, fazendo parte do grupo que conquistou o tetracampeonato mundial.

No século XXI, o Timão manteve a tradição e cedeu três peças em 2002. Dida, Vampeta e Ricardinho integraram a equipe pentacampeã mundial. Em 2006, o Corinthians tinha Ricardinho novamente entre os convocados, sendo o último representante corinthiano em Copas do Mundo.

Apesar de nunca ter vestido a camisa do Timão enquanto disputou uma Copa, Ronaldo Fenômeno continua sendo um grande motivo de orgulho para a Fiel. Um dia, o Corinthians também contou com o maior artilheiro das Copas em seu elenco.

© Pisco del Gaiso/Placar e Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
``
Ronaldo jogou no Corinthians após se consagrar como o maior artilheiro da história das Copas

Tags: notícia, wp_post_id_15437

Categoria(s): Arquivo - Soccer