Yasmim sobre representar a Seleção Brasileira: “É um sonho desde criança”

Lateral-esquerda do Timão foi recentemente convocada para os últimos jogos preparatórios da equipe nacional antes da Copa do Mundo deste ano

31/03/2023 09h30 Vinícius Alves

A- | A+


Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

A equipe do Corinthians de Futebol Feminino segue 100% na temporada 2023. Recentemente, foi bicampeã da Supercopa Feminina e, ainda, venceu todos os cincos jogos disputados até agora pelo Brasileirão da modalidade. O sucesso ajuda as atletas do Timão a serem convocadas para a Seleção Brasileira, que faz, em abril, os últimos jogos preparatórios para a Copa do Mundo Feminina, que ocorre entre julho e agosto na Nova Zelândia e na Austrália.

Esse é o caso de Yasmim, lateral-esquerda do Alvinegro, que voltou a ser convocada para representar a amarelinha nestes últimos desafios antes do Mundial. Além dela, Tamires, Luana, Letícia (Lelê), Tarciane e Gabi Portilho do elenco alvinegro também foram chamadas pela técnica Pia Sundhage para os jogos contra Inglaterra e Alemanha.

Yasmim estreou pelo Corinthians em 2017 e ficou até o final de 2018, quando foi jogar em Portugal, pelo Benfica. Em 2020, voltou ao Timão para retomar sua trajetória vitoriosa na equipe. Com bons rendimentos, foi convocada para representar a Seleção Brasileira. Em entrevista exclusiva para o Corinthians.com.br e também para o Universo SCCP, a atleta falou sobre as expectativas para a temporada 2023 e comentou o sonho de disputar uma Copa do Mundo.

Leia abaixo a entrevista.

Você voltou a ser convocada para a seleção após retornar ao Timão. Considera que essa decisão tenha sido fundamental para você ter chances de disputar a Copa do Mundo Feminina?

Yasmim: Com certeza! Aqui a gente treina e joga em alto nível. O campeonato é competitivo, então isso te leva a crescer como atleta, te leva a evoluir em todos os jogos. Acredito que essa volta foi bem importante para isso (o retorno à seleção) acontecer.

Você foi convocada recentemente para os últimos amistosos da seleção. Com a possível ida para a Copa do Mundo Feminina, quais são as suas expectativas de poder representar o Brasil e o Corinthians no Mundial?

Y: Eu estou muito contente, muito feliz de estar fazendo parte destas convocações, para poder aprender e ter essa oportunidade. A Copa do Mundo está aí, está chegando. É um sonho meu, sempre foi, desde criança, disputar uma Copa do Mundo pela Seleção Brasileira e, também, as Olimpíadas. Então para mim isso está muito perto, né? Eu estou lá, tendo oportunidade de fazer um bom trabalho. Vou trabalhar muito, desejo ir, é um objetivo na minha carreira. Estou muito focada em evoluir, em jogar bem, estar feliz e aproveitar essas oportunidades ao máximo.


Yasmim representando a Seleção Brasileira. Foto: Thaís Magalhães/ CBF.

A temporada pelo Corinthians até aqui começou muito bem: título da Supercopa e 100% de aproveitamento no Brasileirão nas primeiras rodadas. Você está tendo um grande desempenho, marcando gols. Essa é a temporada da Yasmim? O que você espera deste ano?

Y: Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Aliviada dessa pressão de ter que sair gol (risos). Eu estou muito feliz que as coisas estão acontecendo, muito motivada para trabalhar mais, para fazer mais gols de falta e para jogar cada vez melhor. Evoluir mesmo, meu jogo em si, as minhas cobranças de faltas. E com projeto de conquistar títulos e mais títulos, elevando o nível dos nossos treinos, tanto da parte física quanto da parte tática, para conseguirmos alcançar nossos objetivos.

Você também é especialista em cobranças de falta. Se espelha em alguém para ter bom aproveitamento?

Y: Eu sempre me espelhei no Ronaldinho Gaúcho batendo faltas. Sempre o achei fora de série. Eu observei muito vários batedores de falta, pegava vários compilados na internet de vídeos de vários batedores para também me inspirar e encaixar um pouco da técnica de cada um no meu jeito. E o Ronaldinho era muito especial. Mas eu vi também muitos do Pirlo batendo (falta), o Marcelinho Carioca, Neto. Então eu vi muita gente, busquei muitos vídeos, para descobrir um jeito de cobrar a falta.


Yasmim marcou um gol de falta, na partida contra o Grêmio, pelo Brasileirão Feminino. Foto: Rodrigo Gazzanel/ Ag. Corinthians

Até hoje você vê vídeos para apurar um pouco a técnica?

Y: Eu vejo! Não com tanta frequência quanto eu via antes, mas eu olho. Sempre que tem alguma coisa, eu olho. O Messi faz um gol de falta, ou qualquer outro jogador faz um gol de falta, eu estou lá vendo o posicionamento do corpo, o olhar e a concentração.


Tags: Notícias, ´Futebol Feminino

Categoria(s): Futebol Feminino