Um dos primeiros ídolos do Timão, Amilcar Barbuy faria 127 anos nesta quarta-feira (29)

Jogador foi o primeiro da história do Alvinegro a ser convocado para a Seleção Brasileira

29/04/2020 12h25 Agência Corinthians

A- | A+

Amilcar Barbuy, com a camisa do Corinthians — Arquivo Corinthians

Nesta quarta-feira (29), um dos primeiros ídolos da história corinthiana completaria 127 anos: Amilcar Barbuy, falecido em 24 de agosto de 1965. Ao lado de Neco, Amilcar foi fundamental nos primeiros títulos conquistados pelo Sport Club Corinthians Paulista, campeão estadual em 1914, 1916, 1922 e 1923.

Nascido em Rio das Pedras, em 1893, Amilcar Barbuy foi, originalmente, centroavante – migrando depois para a posição de volante, que o consagrou. No final de 1912, o jogador já se destacava na várzea, em clubes como Esporte Clube Galopino, Guaianazes, Belo Horizonte e Botafogo, quando ingressou no Timão.

Capitão do Alvinegro, “destacava-se pelo forte espírito de liderança e pela alta técnica, somente inferior à de Pelé, segundo veteranos que sobreviveram para fazer a comparação, como Antonio Pereira, um dos fundadores do Corinthians”, conforme descreve o Almanaque do Timão. Espírito de liderança relembrado em matéria especial do UOL, nesta quarta-feira, escrita pelo bisneto do lendário jogador.

Foi o primeiro jogador da história do Corinthians a ser convocado para a Seleção Brasileira, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de 1916, na Argentina. A partir do estadual de 1917, passou a jogar como centromédio (atual volante). Pelo Corinthians, Amilcar Barbuy fez 210 jogos oficiais e 91 gols, entre 1913 e 1923 – ano em que deixou o clube.

Dirce Barbuy, filha de Amilcar Barbuy, hoje com 93 anos, contou ao Corinthians.com.br sua principal lembrança dos tempos do pai no Alvinegro. "Como nasci em 1926, lembro de pouca coisa, mas me recordo de o time do Corinthians às vezes vir almoçar em casa. Minha mãe fazia bolão [espécie de bolo de carne] pra eles comerem. Lembro também que íamos em algumas festas no Corinthians, na Fazendinha", relembrou. A filha do jogador também cedeu alguns materiais históricos, guardados pela família, publicados abaixo.


Foto enviada pela Sra. Dirce Barbuy, tirada em sua visita ao Memorial Corinthians, no Parque São Jorge.

Curiosamente, no período em que foi capitão, Amilcar também atuou como técnico, tendo escalado o Corinthians 99 vezes enquanto também esteve em campo. Voltou ao clube, apenas como treinador, entre 1934 e 1937. E por fim, em 1943, acumulando as funções de técnico e subdiretor do departamento de futebol. Somando-se as partidas que acumulou as funções de jogador e treinador, Amilcar Barbuy comandou o Alvinegro do Parque São Jorge em 239 jogos na história.

Confira alguns materiais históricos enviados pela família de Amilcar Barbuy ao Corinthians.com.br:





Tags: Especiais, Notícias

Categoria(s): Especiais