#TimãoNoTempo ? A fundação

01/09/2017 08h13

A- | A+

Em comemoração aos 107 anos do Sport Club Corinthians Paulista, o site oficial do clube faz uma viagem pelo tempo e relembra os primeiros passos que levaram à criação do time do povo, com a série #TimãoNoTempo. A espetacular e gloriosa história que existe por trás da fundação do time do Parque São Jorge e ao longo do tempo será contada em capítulos. No episódio desta sexta-feira (01), aniversário do Alvinegro, todos os pormenores do dia da fundação do novo time de várzea do Bom Retiro.

A passagem do Corinthian Football Club por São Paulo superou todos os limites do entusiasmo e admiração popular. Os dois primeiros jogos do time inglês em São Paulo, realizados dias 31 de agosto e 2 de setembro de 1910, quarta e sexta-feira respectivamente, dificilmente poderiam ter sido vistos no próprio Velódromo pelos operários Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone e Anselmo Correia. 

Acontece que, algumas horas depois da primeira exibição do Corinthian, na noite do dia 31 de agosto, os melhores lances da partida foram exibidos na casa de espetáculos chamada Radium. Assim, os cinco jovens operários puderam ver e se encantaram com as melhores jogadas daquela partida histórica. Entre um jogo e outro, a decisão estava tomada: o clube do povo não podia continuar sendo apenas um sonho.

Agora aquela ideia tinha de sair do papel para se tornar realidade, e isso ficou decidido, preto no branco, naquela noite quente do dia 1º de setembro, por volta das 20h30, na rua José Paulino, número 34, bem na esquina da rua-beco Cônego Martins, onde havia um lampião e o bar e confeitaria do Alfonso Desidério, que era cunhado de João Batista Maurício, um dos que tinham aderido à fundação do novo clube.

A partir daquele momento, os cinco rapazes já não eram mais apenas sonhadores. Bem em frente à confeitaria do Desidério, estava estacionado o tílburi de Alexandre Magnani, que já estava entre o grupo, todo animado com o nascimento oficial do novo time: “Já falei com o Miguel Bataglia. Ele topa ficar na presidência, porém só até organizar o clube”. 

Foi assim que aconteceu o nascimento oficial do novo time de várzea do Bom Retiro, que uma semana depois passaria a se chamar Corinthians Paulista. Mal imaginavam os cinco rapazes operários que estavam criando o time de mais de 30 milhões de loucos, o time do povo, que completa 107 anos de gloriosa história nesta sexta-feira (01).

Todas as histórias da série #TimãoNoTempo foram extraídas do livro ‘Coração Corinthiano’, do jornalista Lourenço Diaféria.

Tags: notícia, wp_post_id_1243

Categoria(s): Especiais