#Timão108: 10 defesas de pênalti inesquecíveis para a Fiel

Relembre atuações decisivas dos goleiros corinthianos

01/09/2018 15h00 Agência Corinthians

A- | A+


Neste sábado (01/09), o Sport Club Corinthians Paulista completa 108 anos de fundação. Para comemorar este importante dia, o Corinthians.com.br relembra as defesas de pênalti mais marcantes para a Fiel Torcida neste período centenário, realizadas por goleiros que marcaram época no clube.

No primeiro turno do Campeonato Paulista de 1964, em jogo emarcado após trágico acidente nas arquibancadas da Vila Belmiro, Heitor Perroca se tornou o primeiro goleiro do Corinthians a defender uma penalidade cobrada por Pelé. Após anos sofrendo com as grandes atuações do maior jogador da história, o arqueiro alvinegro pulou para o canto direito e conseguiu fazer a defesa em dois tempos, entrando de vez para história do time do Parque São Jorge.

Em 1976, no dia marcado pela invasão corinthiana no Maracanã, Corinthians e Fluminense disputaram a semifinal do Campeonato Brasileiro. Após o tempo regular acabar com o placar de 1 a 1, Tobias se tornou um gigante nas disputas de pênaltis. Além de defender duas vezes o pênalti batido por Rodrigues Neto, após o juiz mandar repetir a cobrança, Tobias se consagrou defendendo o pênalti batido por Carlos Alberto Torres, classificando o Coringão para a final da competição.

No ano de 1988, Ronaldo Giovanelli ficou marcado por defender um pênalti batido por Darío Pereyra, em clássico contra o São Paulo. Em partida válida segunda fase do Campeonato Paulista, o ídolo da Fiel Torcida defendeu a cobrança do uruguaio com os pés e assegurou a vitória do Timão naquele Majestoso.

Em 1992, no segundo turno do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o Palmeiras pelo placar de 2 a 1. Na ocasião, Ronaldo defendeu a cobrança de César Sampaio aos 24 minutos da segunda etapa, e garantiu a vitória do Timão sobre seu maior rival.

Em partida válida pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Brasileiro de 1999, foi a vez de Dida entrar para a história. Conhecido por ser um excelente pegador de pênaltis, o goleiro defendeu dois pênaltis de Raí na mesma partida. Aos 47 minutos do segundo tempo, Dida defendeu a segunda cobrança do atacante são paulino, garantindo a vitória do Timão por 3 a 2 e a vantagem do empate para o jogo da volta.

Durante a campanha do título Mundial de 2000, Dida marcou novamente a história por defender um pênalti em um momento decisivo.  Na partida contra o Real Madrid, válida pela fase de grupos da competição, o goleiro defendeu o pênalti batido pelo atacante Anelka, aos 36 minutos do segundo tempo. Com a defesa, o Timão empatou em 2 a 2 com o time espanhol e se manteve vivo em busca da vaga na final do Mundial de Clubes da FIFA.

Na decisão, contra o Vasco, Dida apareceu para decidir. Na disputa de pênaltis, o goleiro alvinegro foi responsável por defender a cobrança de Gilberto, dando ao Timão a vantagem que garantiu a conquista do primeiro mundial pelo clube.

Na semifinal do Campeonato Paulista de 2011, a defesa marcante saiu das mãos de um filho do terrão. Júlio César foi responsável por defender o sexto pênalti da sequência, batido pelo palmeirense João Vitor. Como Ramírez converteu a última cobrança corinthiana, o Timão se classificou para a final da competição.

Em 2018, foi a vez de Cássio se consagrar. Na semifinal do Campeonato Paulista, o gigante defendeu o pênalti batido pelo são paulino Liziero e garantiu a classificação do Corinthians para a final, contra o Palmeiras. Na mesma disputa, Cássio já havia pegado a primeira cobrança, de Diego Souza.

Na grande final da campanha do Bicampeonato da fé, Cássio novamente foi decisivo. Após vencer o Palmeiras no tempo normal, no Allianz Parque, as equipes decidiram o Campeonato Paulista de 2018 na disputa de pênaltis. Na cobrança do capitão palmeirense Dudu, Cássio se esticou no canto inferior direito para fazer a defesa que garantiu o 28º título estadual ao Timão.


Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.


Tags: Notícias, Futebol, Especiais

Categoria(s): Futebol, Especiais