Tiago Nunes fala sobre sequência do Brasileirão e planejamento do elenco do Timão

Técnico concedeu entrevista coletiva online no CT Dr. Joaquim Grava nesta terça-feira

18/08/2020 14h55 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians


O Corinthians treina na tarde desta terça-feira (18) em preparação para a partida contra o Coritiba, marcada para esta quarta-feira, às 21h30, na Arena Corinthians. Antes da movimentação de hoje, o técnico Tiago Nunes atendeu a imprensa em mais uma entrevista coletiva online no CT Dr. Joaquim Grava. 

O treinador alvinegro começou falando sobre o elenco alvinegro. Perguntado sobre a formação do elenco atual, o técnico afirmou que está aproveitando os atletas para incluir sua maneira de filosofia de jogo, bem como com a gestão do grupo. 

“É todo um processo de amadurecimento de uma nova ideia, não só de filosofia de jogo, mas mudança de cultura de gestão de futebol. Iniciamos um planejamento no ano passado sobre jogadores que poderíamos contar. Assim como outros clubes do futebol brasileiro, o Corinthians tem problemas financeiras que causam limitações nas contratações de jogadores. Ao mesmo tempo, esse tipo de situação gera outro tipo de oportunidade. Quando fui contratado, vim com a missão de mudar a filosofia de jogo, mas oportunizar atletas e avaliar jogadores que já pertenciam ao Corinthians e poderiam vestir a camisa. Isso já vem acontecendo, como com Pedro Henrique, Camacho, Araos, agora o Gustavo que a gente trouxe de volta. Tivemos olhar atento a atletas que pertencem ao clube”, explicou. 

O comandante alvinegro, em seguida, explicou o que pretende extrair do elenco com o que tem visto até aqui. Desde a volta do futebol, o Alvinegro disputou oito partidas. Foram quatro vitórias, três empates e uma derrota entre as disputas do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista. 

“Nesse processo de conhecimento dos jogadores, de busca por performance, temos que dar nossa contribuição para ser uma equipe mais ofensiva no último terço, mais agressiva, que consiga trazer mais dificuldades ao adversário. E fazer com que a equipe tenha o tempo e o número de jogos necessários para amadurecer o conjunto”, contou. 

Tiago foi perguntado justamente sobre as suas ideias no futebol e o que pretende ver no time que comanda. E acredita que propõe uma versatilidade ofensiva da mesma forma que prezava em seus trabalhos anteriores em outras equipes. 

“A ideia de jogo ela tem permanecido a mesma, as ideias permanecem as mesmas desde que eu cheguei. Uma equipe com jogo de aproximação, que tenta ter a bola e atacar mais do que o adversário. Com o conhecimento, vamos alternando as características dos jogadores em campo. Nós variamos muito com uma saída de quatro ou de três jogadores, muitas vezes saímos com dois e uma linha de três na frente. Houve várias variações, as movimentações não são fixas, é um organismo vivo”, detalhou o técnico. 

Ainda falando sobre as características que pretende ver no elenco alvinegro, o treinador corinthiano analisou o desempenho do time nas duas partidas realizadas no Brasileirão até aqui, contra Atlético-MG e Grêmio, ambas fora de casa. 

“Contra o Grêmio tivemos uma saída de bola mais qualificada, sem medo de jogar. Se fizéssemos isso contra o Atlético-MG, poderíamos ter tido um resultado melhor. Mas faltou agressividade no último terço. Queremos furar as linhas e ser um time mais vertical, que chega mais vezes à área adversária. É um processo de encontrar uma equipe que consiga atacar bem, com tempo e repetição a gente acaba alcançando”, explicou. 

Tiago relembrou a sequência de jogos que o Corinthians vem tendo na retomada da temporada. E acredita que o time vai subir de produção conforme a sequência de partidas e as oportunidades de mais treinos e mais descanso apareçam. 

“A gente vai melhorar nos próximos jogos, acredito nisso. Mas iniciamos o Brasileiro com uma disparidade técnica grande entre as equipes. Temos equipes que já iniciaram no sufoco de muitos jogos. Fizemos seis jogos eliminatórios pelo Paulista, os seis jogos, qualquer um que tivéssemos empatado não teríamos chegado à final. Iniciamos o Brasileiro contra o Atlético fora e pegamos o Grêmio descansado. Teremos uma semana para pegar o Fortaleza e depois já iniciamos uma maratona. Vamos precisar muito do plantel, que todos estejam numa mesma batida, uma mesma sintonia. A equipe vai mudar bastante, porque precisamos cuidar da saúde dos jogadores, para que eles não se machuquem”, explanou.  

Tiago falou também sobre as suas características como treinador. E afirmou que tem uma boa aceitação do elenco com o que tenta transmitir de conhecimento, buscando sempre melhorar a si mesmo e aos jogadores. 

“Eu sou um eterno insatisfeito, mesmo que tivéssemos sido campeões paulista e com duas vitórias nas primeira rodadas, eu estaria insatisfeito. Isso é uma questão pessoal, busco excelência. Fico chateado quando um jogador não cresce nas minhas mãos, meu papel é fazer os caras se sentirem melhores. Mas ao mesmo tempo sinto o carinho dos jogadores com a comissão técnica, comigo. E ao mesmo tempo sempre fico insatisfeito, acho que é possível ter melhora. Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos manter um nível de respeito muito grande”, contou. 

Por fim, o técnico analisou o cenário do Corinthians no ano, antes e depois da pausa importa pela pandemia do novo Coronavírus/Covid-19. Ele acredita que a equipe desempenhou um bom papel nos últimos jogos e irá melhorar com o tempo de treinamentos e de ideias postas em prática nos jogos. 

“A gente levou a equipe à final do Paulista com méritos, esforço e qualidade. Em 11 jogos, só tivemos uma derrota. É busca por evolução, aos poucos a equipe vai se acertando. O Carlos saiu agora, deu lugar ao Sidcley, um jogador que ataca um pouquinho mais. Aos poucos, a gente vai tentando manter o equilíbrio defensivo e fortalecer ofensivamente”, finalizou. 

O Corinthians realiza nesta terça-feira o último treino antes da partida contra o Coritiba, marcada para esta quarta, às 21h30, na Arena Corinthians, válida pela quarta rodada do Brasileirão.

Tags: Notícias, Futebol

Categoria(s): Futebol