Retrospectiva 2018: a volta da tradição do Corinthians Basquete

No ano que marca os 90 anos da inauguração do Departamento, o Timão voltou a disputar a elite do basquete nacional

25/12/2018 11h00 Agência Corinthians

A- | A+


Em 2018, o basquete do Corinthians voltou a disputar uma competição nacional depois de 17 anos (a última vez que o Timão havia entrado em quadra havia sido em 2001). Considerada uma das modalidades mais importantes de história Alvinegra, já teve ídolos como Amaury Passos, Oscar Schmidt e Wlamir Marques, e conquistou títulos nacionais e sul-americanos durante o período de 23 anos sem título no futebol profissional. 

Para resgatar esse histórico valioso e voltar à elite do basquete brasileiro, o Corinthians se estruturou e montou uma equipe visando à Liga Ouro - competição de acesso ao Novo Basquete Brasil.  Na estreia, fora de casa, o Alvinegro enfrentou o UniFACISA-PB e venceu de maneira emocionante, no último segundo, dando início a campanha do título com a cara do Timão.

A campanha na primeira fase contou com 16 jogos, sendo 14 vitórias e 2 derrotas. O Alvinegro terminou na liderança garantindo vaga direto para os playoffs semifinais. 

Na semifinal, a equipe do Parque São Jorge enfrentou o Macaé. Em quatro jogos, o Timão venceu os dois primeiros em casa (88 a 80 e 86 a 57), foi derrotado no terceiro (106 a 103) e garantiu a classificação para a final no quarto confronto, em mais uma partida cheia de emoção (67 a 69). 

Nas finais, o Corinthians enfrentou o São José, um time que tinha a segunda melhor campanha e buscava o retorno ao NBB. O Alvinegro venceu de maneira emocionante, com direito à virada na série e um jogo que entrou para história do basquete nacional, com quatro prorrogações. 

Na primeira partida da decisão, no Wlamir Marques, o Corinthians foi superado pelo São José (72 a 75). Na segunda partida, novamente em casa, o Timão superou o time interiorano por um ponto de diferença (67 a 66), tirando fôlego da Fiel.

Fora de casa, o Alvinegro rumou ao título no jogo considerado o divisor de águas. Em uma partida com quatro prorrogações, o Corinthians superou o São José por 115 a 122. Na partida que fechou a série final por 3 a 1, o Timão, superou o adversário fora de casa por 63 a 74 e sagrou-se campeão da Liga Ouro 2018.

Depois do título, o Corinthians confirmou a participação no Campeonato Paulista 2018 e no NBB 2018/19. O Alvinegro fez mudanças no elenco, trazendo nomes importantes, como o ala Guilherme Giovannoni e o armador Ricardo Fischer, e o ala-amador, então atual campeão, Kyle Fuller. 

No Campeonato Paulista, o Timão, ainda em formação, não conseguiu a classificação para a segunda fase da competição, terminando o campeonato na sétima colocação, com 8 vitórias e 10 derrotas. 

O Corinthians termina 2018 na nona colocação do Novo Basquete Brasil, dentro da zona de classificação para os playoffs, com 18 pontos em 13 jogos. A temporada 2018/19 do NBB ainda conta com mais 13 jogos na primeira fase. 

Além do título da Liga Ouro e dos grandes jogos contra equipes tradicionais do basquete, o torcedor corinthiano lembrará de 2018 como o ano em que a camisa pesada do Timão voltou brilhar nas quadras pelo Brasil.


Tags: Notícias, Basquete

Categoria(s): Basquete