Para melhor tratamento, gramado da Arena Corinthians ganha novos desenhos

04/09/2014 13h15

A- | A+

Os torcedores mais atentos devem ter observado uma mudança no gramado da Arena Corinthians nos jogos contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro, e Bragantino, pela Copa do Brasil. Saiu o desenho tradicional com linhas transversais, entrou um diagonal. Trata-se de mais um dos trabalhos realizados para tratar a grama. Porque se você achava que isso é apenas é uma questão estética, saiba que vai além disso.

É o que explica o responsável pelo gramado da Arena Corinthians, Tiago Rezende. "Tem toda uma questão fisiológica da planta envolvida. O desenho é feito a partir do penteado do gramado. A máquina deita a grama para um lado, e o reflexo da luz do sol causa a diferença de cores. Se a gente deixar sempre no mesmo desenho e deitada para o mesmo lado, vai ser igual à uma pessoa deitada no sol, que só vai bronzear em uma parte. A outra parte nunca vai pegar o sol. A gente muda o desenho para que toda a parte da folha receba luz solar. Esse é o objetivo para fazer diferentes desenhos durante a temporada", explicou o profissional.

A ideia é essa, mudar o desenho do gramado sempre que houver um espaço de tempo maior entre os jogos na Arena Corinthians. Como as partidas contra Goiás e Fluminense tiveram um intervalo de dez dias, o formato foi alterado, até porque havia um desgaste causado pelo desenho tradicional das linhas transversais. "Cortamos o mesmo sentido por um mês e meio na época da Copa por exigência da FIFA. Começamos a deitar a folha para o outro lado, mas não estava bastando. Fizemos uma análise e decidimos fazer desenhos diagonais para mexer com a folha para todos os lados", disse Tiago.

Mesmo com um curto espaço de tempo entre os jogos, como aconteceu entre os duelos com Fluminense e Bragantino, também é possível fazer mudanças. Segundo Tiago, contra o Bragantino, as faixas diagonais eram maiores. Como há uma semana até a próxima partida, contra o Atlético-MG na próxima quinta-feira (11), o desenho será alterado novamente. "Vamos fazer um outro diferente, em V, como se fosse um espelho. Metade do jeito que a gente fez, e metade ao contrário. Dá visão de um V", revelou o responsável pelo gramado.

Os mais diversos desenhos serão vistos no gramado da Arena Corinthians nos próximos jogos, sempre que houver tempo para mudanças. "Não existe uma regra. O mais comum é o das faixas transversais, que ajudam os auxiliares na linha do impedimento, e as faixas de gol a gol. Mas a gente pode fazer diagonais, cruzadas diagonais, em V, circulares, desenhos, existe toda uma arte nisso. Na Inglaterra, eles costumam fazer diferentes desenhos", comentou Tiago.

Para que a torcida veja um bonito trabalho artístico no gramado, muito trabalho é feito. Quanto mais bonito, mais difícil. "Os mais comuns são feitos por corda. O diagonal já é um grau mais elevado, não tem como colocar uma corda para auxiliar. O campo não é quadrado, você tem de fazer toda uma angulação. Exige muito da matemática. No circular, por exemplo, é só pela habilidade do operador", disse o profissional.

Assim é a Arena Corinthians. Bonito e diferente por dentro, por fora, nas arquibancadas e no gramado.

Tags: notícia, wp_post_id_13177

Categoria(s): Futsal