#OClubeMaisBrasileiro – Em ascensão, Timão vencia a terceira seguida no Brasileirão de 1990

Corinthians derrotava o Fluminense, quebrava incômodo tabu e confirmava bom momento

07/06/2020 10h00 Agência Corinthians

A- | A+

Após iniciar o Campeonato Brasileiro de 1990 com três resultados ruins, mas se recuperar com duas vitórias seguidas, uma delas no Derby contra o rival, o Timão conseguiu renascer dentro do torneio. O meia Neto começava a se destacar, e já havia marcado dois gols. E em seguida, o Alvinegro receberia o Fluminense.

Apenas em seu quarto jogo oficial à frente do Timão, Nelsinho Baptista teria um desfalque importante: Marcio Bittencourt, que havia sido expulso no segundo tempo da partida contra o São José. Assim, o técnico praticamente repetiu o time que iniciou o embate da rodada anterior.

Ronaldo; Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Wilson Mano, Tupãzinho, Neto; Fabinho, Paulo Sergio e Antonio Carlos. Escalada por Nelsinho, a equipe titular do Timão que pisava no gramado do Pacaembu para enfrentar o time carioca no dia 19 de setembro de 1990 já começava a ficar na boca do povo.

Em campo, o Corinthians tentava quebrar um incômodo tabu: não vencia o adversário há sete jogos em sete anos – a última vitória havia sido em janeiro de 1983, também pelo Brasileirão. E como era de se esperar, o jogo começava difícil.

No segundo tempo, o técnico corinthiano trocou Jacenir por Mauro. E o atleta saído do banco de reservas contribuiria para o alvinegro abrir o placar. Giba cruzaria na área da direita, e o ponta-esquerda empurraria para dentro da pequena área, onde Antonio Carlos completaria para o gol.

Após o tento alvinegro, o Timão ainda teve um pênalti contra sua defesa marcado pelo árbitro Manuel Serapião Filho. Giba usou a mão para tentar evitar gol em chute do Fluminense. Mas na cobrança de Marquinhos, Ronaldo faria grande defesa e garantiria não só o chamado ‘bicho’ do jogo, mas a terceira vitória para o Timão no campeonato.


Tags: #OClubeMaisBrasileiro, Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): #OClubeMaisBrasileiro, Especiais, Futebol