Obrigado, Pacaembu! A inesquecível quebra do tabu contra o Santos de Pelé

24/04/2014 14h00

A- | A+

Vários jogos realizados no Pacaembu ficaram marcados na história do Corinthians. Conquista de títulos, classificações, chegadas e despedidas. Mas uma quebra de tabu histórica também faz parte da galeria dessas partidas inesquecíveis. Durante a época do Santos de Pelé, o Timão passou 11 anos sem derrotar o rival praiano em partidas pelo Campeonato Paulista, até que no dia 6 de março de 1968, no estádio municipal, Paulo Borges e Flávio fizeram os gols da vitória por 2 a 0 que botou fim ao incômodo jejum.

O início do tabu foi em 1957, quando o time do Parque São Jorge venceu o Santos por 2 a 1, em Torneio de Classificação/Campeonato Paulista, com gols de Luizinho (2). Pouco mais tarde no mesmo ano, os dois alvinegros disputaram uma partida que valia a Taça dos Invictos em definitivo para o Timão, que se deu melhor, após empate por 3 a 3.

Habitualmente propagada, a versão de que o Corinthians passou 11 anos sem vitórias sobre o rival além das partidas válidas pelo Paulistão não é verídica. Em quatro partidas, em meio aos 11 anos, o Timão venceu a equipe da Baixada Santista em quatro oportunidades. Em 1958 e 1960, pelo Torneio Rio-São Paulo, o time do Parque São Jorge bateu o Santos pelo mesmo placar de 2 a 1. Também em 1961, por 2 a 0, e 1962, por 3 a 1, em duelo válido pela Taça São Paulo/Torneio Nacional.

Até a quebra do tabu, a Fiel presenciou momentos importantes como a chegada do Reizinho do Parque Rivellino, em 1965, e a criação do apelido "Timão" pela imprensa paulistana em 1966, quando Ditão, Nair e Garrincha chegaram ao Clube. Porém, em 1968 é que viria a redenção no clássico.

"Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu!". Com tal coro, a Fiel fez a festa inesquecível. Realizada no Pacaembu -- estádio em que o Corinthians mandará uma partida pela última vez neste domingo (27) antes da inauguração da Arena Corinthians --, a partida ficou eternizada como a quebra do tabu de 11 anos. Após um primeiro tempo sem gols, coube a Paulo Borges e Flávio, aos 13 e 31 do segundo tempo, respectivamente, darem a vitória ao Timão.

 

CORINTHIANS 2 X 0 SANTOS

Campeonato Paulista, 06/03/1968 

Estádio do Pacaembu

Árbitro: Roberto Goyocochea (URU)

Escalação: Diogo, Osvaldo Cunha, Ditão, Luís Carlos (Clóvis) e Maciel; Édson e Rivellino; Buião, Paulo Borges, Flávio e Eduardo.

Técnico: Lula

Gols: Paulo Borges e Flávio.

Leia mais matérias da série "Obrigado, Pacaembu!"

Obrigado, Pacaembu! A vitória de virada no 1º jogo do Timão no estádio

Obrigado, Pacaembu! Cláudio, o líder de gols e jogos pelo Timão no estádio

Obrigado, Pacaembu! Palmeiras? São Paulo? Com 153 jogos, Portuguesa é principal rival

Tags: notícia, wp_post_id_14571

Categoria(s): Departamento Cultural