O divisor de águas: as mudanças drásticas do Timão entre o 1 x 5 e o 1 x 0 contra Santos

11/08/2014 09h30

A- | A+

"Que esse jogo seja um divisor de águas no caminho que construímos."

Essa declaração foi dada pelo técnico Mano Menezes na madrugada do dia 29 para o dia 30 de janeiro deste ano, pouco menos de uma hora depois de um resultado que sacudiu as estruturas do Corinthians. Era apenas a quarta rodada do Campeonato Paulista 2014, mas a derrota por 5 a 1, ante o Santos na Vila Belmiro, provocou o início de uma grande mudança na trajetória da equipe dali em diante.

"Agora é trabalhar para achar o ponto certo daquilo que precisamos. Daquilo que podemos administrar e tomar atitudes. O mais importante é que todos assumam suas responsabilidades, e a gente encontre o caminho que perdemos", disse Mano há seis meses. O caminho foi encontrado.

O que poderia ser o fundo do poço foi a luz no fim do túnel. Mexidas foram feitas, um novo rumo foi traçado. Pouco mais de seis meses depois, o Timão evoluiu. E no mesmo palco do fatídico resultado, ratificou o crescimento mostrado desde então, provocado pelo "divisor de águas".

Pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2014, o Timão voltou à Vila Belmiro neste domingo (10) e venceu o Santos por 1 a 0. Mas esse resultado começou em janeiro, naquela goleada sofrida. Do time que foi derrotado para a equipe que triunfou dentro da casa do rival, oito mudanças aconteceram entre os titulares.

Não estavam em campo no dia da derrota por 5 a 1: Cássio e Fabio Santos (contundidos); Guilherme Andrade e Cleber (integravam o elenco, mas não jogaram); Elias, Petros, Jadson e Romero (foram contratados durante o ano).

Todos esses jogadores se juntaram a Gil, Ralf e Guerrero, os únicos que estavam no 5 a 1 e começaram entre os titulares do jogo da redenção na tarde do último domingo (10).

Entre os que entraram durante a partida, Romarinho estava presente na goleada sofrida. Renato Augusto (ainda fazia recondicionamento físico na época) e Ferrugem (contratado durante o ano), não.

CAMPANHA DO CORINTHIANS APÓS O 5 A 1 PARA O SANTOS
31 jogos
17 vitórias
9 empates
5 derrotas
50 gols marcados
21 gols sofridos
64,5% de aproveitamento

VEJA MAIS

Quem chegou desde o fim de janeiro

Quem saiu desde o fim de janeiro

Com a vitória, o Corinthians finca espaço entre os quatro melhores da classificação do Brasileirão, lugar que lhe dá uma vaga na Libertadores 2015, e segue na corrida pelo hexa brasileiro, na cola do líder Cruzeiro. Além disso, o Timão já está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil.

Tudo isso após uma grande mudança no elenco corinthiano. Saíram 13 jogadores, chegaram 14. Uma nova equipe foi formada, com a ajuda do restante da base que permaneceu (Danilo, Danilo Fernandes, Felipe, Uendel e Walter), que parece reencontrar o caminho pedido por Mano Menezes lá atrás, no dia da goleada. Ainda há muito chão pela frente, muitos jogos a disputar, muitas vitórias para conquistar, em busca dos principais objetivos da temporada.

Mas, certamente, o divisor de águas da Vila Belmiro fez diferença na caminhada do Timão em 2014.

© Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians
``Jadson, Elias, Petros e Cleber: um novo Timão esteve dessa vez na Vila Belmiro

Tags: notícia, wp_post_id_13513

Categoria(s): Imprensa