Nota de pesar - Palhinha

17/07/2023 11h30 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Acervo Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta, com imenso pesar, o falecimento de Palhinha, bicampeão Paulista em 1977 e 1979 e um dos grandes jogadores que vestiram o manto alvinegro. 

Vanderlei Eustáquio de Oliveira, que ficou conhecido como Palhinha, nos deixou na manhã desta segunda-feira (17), aos 73 anos. Considerado o craque do time campeão paulista que quebrou o jejum em 1977, o ex-ponta nasceu no dia 11 de junho de 1950, em Belo Horizonte, foi revelado pelo Cruzeiro e veio ao Timão em 1977, comprado por um milhão de dólares, a maior transação do futebol brasileiro na época.  


Foto: Acervo Corinthians

Na primeira partida da final do Paulistão de 1977, Palhinha fez o gol da vitória sobre a Ponte Preta, em um lance curioso. Dentro da área, o ex-jogador chutou, o goleiro Carlos defendeu, mas a bola voltou e explodiu no rosto do corinthiano, dando origem ao famoso gol de cara do Palhinha.  

Após uma lesão no segundo confronto, Palhinha não pôde estar em campo no terceiro e decisivo jogo, que acabaria com um jejum de quase 23 anos sem grandes conquistas alvinegras. Além do histórico título, Palhinha foi campeão paulista também no ano de 1979, quando formou dupla de respeito ao lado de Sócrates.


Foto: Acervo Corinthians

Entre 1977 e 1980, Palhinha disputou 148 jogos com a camisa corinthiana e marcou 44 gols. Palhinha ainda voltou ao Parque São Jorge, dessa vez como técnico, no início de 1989, onde comandou o time no Campeonato Paulista e nas primeiras rodadas do brasileiro daquele ano.

A todos os familiares e amigos, o Corinthians deseja paz e muita força neste momento de luto e profunda dor.

Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista.


Tags: Nota de Pesar, Notícias

Categoria(s): Nota de Pesar