Histórico título do Campeonato Paulista de 1977 completa 40 anos

10/10/2017 13h19

A- | A+

Nesta sexta-feira (13), um momento emblemático para a história do Corinthians completa 40 anos. Neste mesmo dia, em 1977, o Timão derrotava a Ponte Preta, por 1 a 0, no Morumbi, no terceiro e decisivo jogo do Campeonato Paulista e sagrava-se campeão após quase 23 anos sem comemorar um título.

A equipe do Parque São Jorge havia vencido a primeira partida entre as equipes com um gol de Palhinha, mas, dias depois, acabou sendo superada pela Ponte Preta em um duelo que também é histórico para o Timão – foi o maior público do clube em jogos como mandante.

Para o terceiro jogo, Oswaldo Brandão escolheu Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Romeu e Geraldão.

Confira outras matérias históricas sobre o Corinthians:
Primeira festa de título no Pacaembu (LINK DO 12º TÍTULO PAULISTA)
Estreia de Tobias pelo Corinthians
Aniversário do Dida

No encontro derradeiro entre os finalistas, o empate em 0 a 0 persistia até a reta final do duelo. Mas aos 37 minutos a história mudou. Zé Maria levantou bola na área, Basílio desviou e ela sobrou para Vaguinho encher o pé. A bola explodiu na trave e voltou para Wladimir, que cabeceou com o gol vazio. O defensor da Ponte impediu o gol, mas a bola voltou para Basílio bater forte e estufar as redes do Morumbi.

O gol histórico do camisa 8 é um marco para o Corinthians, que até o apito final daquele jogo estava na fila sem títulos há 22 anos, oito meses e sete dias.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.

Tags: notícia, wp_post_id_877

Categoria(s): Especiais