Há 23 anos, Ricardinho estreou com a camisa do Corinthians

Campeão do mundo pelo Timão, meia viveu duas passagens com a camisa alvinegra

05/07/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


O dia 5 de julho é especial para um dos ídolos do Corinthians dos anos 1990 e 2000. Ricardinho, meio-campista canhoto de muita qualidade que vestiu o manto alvinegro em uma das melhores fases da história corinthiana, deu os seus primeiros chutes como jogador do clube há exatos 23 anos.  

Na ocasião, o Coringão fez um amistoso contra o União São João, de Araras (SP). O alvinegro foi considerado o mandante, mas o embate foi realizado no estádio Municipal do Espírito Santo do Pinhal, na cidade com o mesmo nome (localizada a cerca de 190km da capital paulista). 

Recém-chegado do Bordeaux (FRA), Ricardinho iniciou o confronto no banco de reservas. O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu escalar um onze inicial com: Nei; Rodrigo, Cris, Célio Silva, Sylvinho; Amaral, Marcelinho Paulista, Souza e Marcelinho Carioca; Didi e Mirandinha. E ao longo do confronto, realizou sete alterações. 

O Coringão começou bem o confronto e abriu o placar logo aos 12 minutos, com Souza. E ampliou com Didi aos 29. E dez minutos depois sofreu um gol, indo para o intervalo com 2 a 1. Assim, Luxemburgo começou a mudar o time e realizou as sete mudanças (saíram Célio Silva, Rodrigo, Marcelinho, Amaral, Didi e Marcelinho Paulista; entraram Marcelo, Toninho, Fernando Baiano, Kleber, Fernando Diniz e Edu). 

Mas a mudança mais importante do dia era a de Ricardinho, que estreou com o manto alvinegro entrando no lugar de Mirandinha. Se ele não conseguiu mudar o placar do confronto, terminado em 2 a 1, ele iniciou ali a sua trajetória de 277 jogos, 66 gols e sete títulos conquistados: os Paulistas de 1999 e 2001, os Brasileiros de 1998 e 1999, a Copa do Brasil e o Rio-São Paulo em 2002, e o maior deles, o Mundial de Clubes da Fifa de 2000.


Tags: Notícias, Futebol, Especiais

Categoria(s): Futebol, Especiais