Estreia de Gamarra pelo Corinthians completa dezesseis anos

02/03/2014 07h00

A- | A+

Há exatos dezesseis anos, no dia 02 de março de 1998, Carlos Alberto Gamarra Pavón, natural de Ypacaraí, no Paraguai, fazia a primeira partida com a camisa do Corinthians. Capitão e comandante da defesa do Timão nos títulos do Brasileirão 1998 e Paulista 1999, o zagueiro fez história no Alvinegro com lealdade, dedicação e técnica apurada.

Vindo do Benfica, de Portugal, aos 26 anos, Gamarra estreou no empate com a Ponte Preta, em amistoso disputado em Serra Negra-SP, já mostrando que era possível um zagueiro jogar bonito, sem dar chutão. Infraçõe, então, passavam longe da carreira do paraguaio. Representando o país natal na Copa do Mundo de 1998, o defensor ficou 383 minutos sem cometer nenhuma falta.

Quando atuava pelo Corinthians, Gamarra surpreendia a todos ao ficar depois dos treinos aprimorando posicionamento e tempo de bola em cruzamentos, mesmo com estatura considerada baixa para a posição. O zagueiro ficou no Timão por quase dois anos. Nesse período, entrou em campo 80 vezes e marcou sete gols, além de exibir nos gramados brasileiros toda a categoria e elegância dele.

Foi o suficiente para conquistar o espaço no coração da exigente torcida corinthiana, sendo lembrado até hoje como um dos maiores zagueiros da história do clube, com direito também a um totem em tamanho real o homenageando no Memorial do Corinthians. No fim de 1999, o xerife saiu do Timão para jogar no Atlético de Madrid, da Espanha. Ainda atuou em duas Copas do Mundo da FIFA, além das Olimpíadas de Atenas, antes de se aposentar em 2007.

Tags: notícia, wp_post_id_15126

Categoria(s): MMA