Dupla de remo do Timão faz história e disputará Pré-Olímpico na Suíça

Com melhor tempo do Brasil no barco Dois Sem, Willian Giaretton e Gabriel Moraes tentam vaga inédita para o país em pré-olímpicos a partir do dia 15

28/04/2021 14h27 Agência Corinthians

A- | A+

Willian Giaretton e Gabriel Moraes representando o remo do Corinthians.
Foto: Michelle Panisson

O Corinthians viverá um fato inédito em sua história de quase 111 anos no próximo mês de maio. Pela primeira vez, atletas de remo da equipe alvinegra disputarão um Pré-Olímpico Mundial da modalidade. Willian Giaretton e Gabriel Moraes lutarão para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 neste próximo mês de maio em Lucerna, na Suíça.

Giaretton e Moraes conquistaram a inédita vaga para o remo alvinegro de forma avassaladora. Disputando a categoria de barcos Dois Sem (2-) no Campeonato Brasileiro de Barcos Curtos, os atletas se tornaram os atuais campeões brasileiros conquistando o melhor tempo da história desse barco no país em 2020, com a marca de 6min23s. 

A dupla levou o bronze no último Pan-Americano, de Lima-2019 na categoria Quatro Sem. E agora, na Dois Sem, tenta levar o Brasil à sua 22ª edição de Jogos Olímpicos – até aqui, foram realizadas 31 olimpíadas. Atletas nacionais nunca conseguiram classificar o país para uma Olimpíada via Pré-Olímpico Mundial. E nele, apenas duas vagas estarão em disputa.

Willian e Gabriel tiveram dificuldades ao longo da trajetória. A raia da USP, local de treinos da dupla, permaneceu fechada por um longo período durante a pandemia em 2020, e eles tiveram que treinar na represa de Guarapiranga, local que não possui as metragens certas da modalidade. E no final do ano, Giaretton sofreu uma lesão nas costas que quase os impediu de participarem da seletiva brasileira para o Pré-Olímpico Mundial.

Agora, eles viajarão nesta quinta-feira (29) para a Suíça, onde passarão por um período de aclimatação de onze dias em Zurique até a estreia, no dia 15, em Lucerna. Assim, após escreverem um novo capítulo na história do remo do clube, a dupla quer ir ainda mais longe, para o Timão, para a Seleção Brasileira, e para as suas próprias carreiras.


Willian e Gabriel em ação pela Seleção Brasileira. Foto: Michelle Panisson



Willian Giaretton está apenas na sua segunda temporada como atleta alvinegro. Mesmo assim, ele é ciente de que pode continua a fazer história pelo remo alvinegro, e também pela Seleção Brasileira.

“Sou novo na casa, cheguei há pouco mais de um ano, mas pretendo continuar a fazer história no clube, juntamente com os meus colegas de equipe, acredito que podemos alcançar coisas inéditas no Remo pelo clube”, afirmou o atleta, que sabe que também tem a chance de escrever um novo capítulo no remo nacional.

“A expectativa é boa. Sabemos que temos reais condições de trazer essa vaga para o Brasil, ainda mais de fazer algo inédito no remo do país, mas o principal que nos ajudará a fazer esse feito inédito é executar e pôr em prática tudo o que temos feito nos treinos e fora também. Vai Brasil, e vai Corinthians!”, finalizou

Gabriel Moraes, por sua vez, tem carreira mais longa no Timão – está há seis anos como atleta alvinegro. Ele concordou com Giaretton, avaliando que a dupla tem ótimas possibilidades de alcançar um feito inédito para o clube e para a modalidade no país.

“A expectativa é grande, sabemos que temos grandes chances e sabemos por tudo o que passamos pra chegar até esse momento. Conquistar essa vaga será a realização de um sonho e a concretização de um trabalho muito bem feito. Vamos com tudo em busca de trazer essa vaga para o Brasil e para o Corinthians!”.

Moraes foi o primeiro remador corinthiano a participar de um Pan-Americano (Toronto-2015) e o primeiro medalhista em Pan-Americanos (bronze em Lima-2019). Ele não esconde a empolgação com a chance de conquistar a vaga em Tóquio-2021.

“Cheguei ao clube em 2015 e já no primeiro ano consegui um feito inédito, sendo o primeiro atleta de remo sênior a conquistar um campeonato brasileiro pelo Corinthians. Em 2019 veio a medalha de bronze no Pan. E agora eu e Willian temos a chance de deixar essa história ainda mais bonita com q conquista da vaga olímpica. Ainda temos muitos objetivos e com certeza traremos muitas alegrias aí, bando de loucos! Vai Corinthians!”

A competição pré-olímpica mundial ainda não tem sua programação definida. Até então, sabe-se apenas que a competição será disputada entre os dias 15 e 17 de maio no país europeu. A Olimpíada de Tóquio-2021, por sua vez, começa oficialmente no dia 24 de julho, com encerramento em 9 de agosto.


Tags: Notícias, Remo

Categoria(s): Remo