Democracia Corinthiana é tema de documentário

07/12/2011 15h58

A- | A+
Dia 8 de dezembro o Museu do Futebol, em São Paulo,  será palco do lançamento do curta-metragem Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana. Após quase três anos do início do projeto, elaborado como conclusão do curso de Midialogia da Unicamp, o documentário chega ao grande público por meio da DNA Filmes, uma empresa do Grupo Muzy .
Durante o documentário os diretores Gustavo Leitão e Caetano Biasi abordam de maneira clara o período inovador e que foi além  das quatro linhas,  conhecido como Democracia Corinthiana.  Nesta época, presidente, diretoria, jogadores e comissão técnica iniciaram um diálogo aberto, onde todos participavam das decisões do clube, tendo o mesmo “peso” no voto.
De acordo com Gustavo Leitão, o movimento, acaba ultrapassando a esfera esportiva e alcançando ares políticos em um momento delicado do país. “O time do povo, com uma das maiores  torcidas do Brasil, começa a discutir a democracia e a colocar em debate o sentido da ditadura, utilizando o futebol como pano de fundo”, explica.
O filme conta com depoimentos de Sócrates, Wladimir, Zenon, Biro-Biro, Washington Olliveto, Juca Kfouri, Adilson Monteiro Alves, Waldemar Pires, Sérgio Scarpelli, Mário Travaglini, Prof. José Paulo Florenzano e Prof. Plínio Labriola.
Lançamento Democrático
O filme terá seu lançamento oficial em uma avant-première gratuita e aberta ao público no dia 8 de dezembro, na sala de cinema do Museu do Futebol com sessões às 19h, 21h e 21h35.
 A sala do Museu tem capacidade de 180 lugares,  é recomendado a chegada com pelo menos uma hora de antecedência, para retirada de convites. Após a primeira exibição será feito um debate que contará com a presença de alguns dos entrevistados do curta.
No dia 9 de dezembro, o documentário estará disponível no site   www.sercampeaoedetalhe.com.br e nas redes sociais do filme, reforçando a democratização à cultura.
DNA FILMES
Produtora audiovisual com foco em mídias digitais, proponente de ações ligadas a cinema, televisão e Internet junto à Agência Nacional do Cinema -ANCINE e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Atua com equipamentos de alta tecnologia e profissionais especializados para promover  e disseminar ideias.
Para o presidente do Grupo Muzy e especialista em leis de incentivo, Jorge Muzy, este documentário vem retratar ao público um período que o país viveu e também mostrar que o futebol como outros esportes pode auxiliar nos rumos de uma nação. “ Vivi este período de transição política como poucos, pois antes de me tornar empresário, estava na Escola Preparatória de cadetes da Aeronáutica no fim da ditadura. Acompanhei este momento e sei do poder catalisador que a Democracia Corinthiana teve,” conclui Muzy.
Serviços
Lançamento  Ser Campeão é Detalhe: Democracia Corinthiana
Data: 08/12/2011
Local: Museu do Futebol
Endereço: Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu - São Paulo – SP
Horário: 19h, 21h e 21h35

Tags: notícia, wp_post_id_25709

Categoria(s): Futebol Americano