Corinthians realiza ação de conscientização sobre doação de órgãos nesta quarta

No duelo contra o Flamengo, o Timão exibirá no manto sagrado nomes de pessoas que estão precisando de doação de órgãos

26/09/2018 12h00

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Na Semana Nacional de Doação de Órgãos, o Corinthians, em parceria com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), realizará uma ação para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos e de como um doador pode fazer um bem para até sete receptores.

Você já parou para pensar quantas pessoas no Brasil precisam de doação de órgãos? O número é enorme, as filas só aumentam, principalmente frente ao tabu e à falta de conhecimento da população sobre o assunto.  Para reverter esta situação, nesta quarta-feira (26), durante a semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians entra em campo contra o Flamengo usando uma camisa especial que exibe nomes de pessoas que estão precisando de doação de órgãos e o número da posição em que estão na fila de espera.


O Diretor de Marketing do Timão, Luis Paulo Rosenberg, falou da importância do Corinthians contribuir com a campanha.


“O futebol é um meio excepcional para levar informações sobre doação de órgãos às pessoas. A Fiel sempre responde positivamente a toda causa humanitária. Está no DNA do Timão”, disse.


Para ajudar a reforçar a mensagem da ação, criada pela agência Leo Burnett Tailor Made em parceria com o coletivo #Juntos, 11 personalidades corinthianas conduzirão pessoas transplantadas e familiares para
entrar em campo e fazerem uma volta olímpica na hora do intervalo. Isso porque cada doador pode salvar até sete vidas. 


“A doação de órgão ainda é preocupante e relativamente pequena perto das reais necessidades do Brasil. A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. Ter as pessoas disseminando essa ideia através de uma das maiores e mais importantes torcidas do Brasil, como o Corinthians, nos ajuda significativamente a impactar, através de um ato tão simples, sobre a importância da doação de órgãos. Apostamos na adesão da sociedade para tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirma, Dr. Paulo Pêgo, Presidente da ABTO. 

Por fim, o Time do Povo fará a Exposição #JUNTOS - Marcas de Uma Vida, no Átrio da Arena Corinthians, que tem como objetivo mostrar através de fotos a superação de pessoas das mais variadas etnias no pós-transplante, onde a cicatriz é verdadeiramente um sinal de vitória de uma nova etapa em suas vidas.

Tabu

A corrente lançada pela ABTO chama atenção para os números no Brasil, mas principalmente para a falta de cultura da doação. O assunto ainda é tabu para muitas pessoas e esse estigma precisa ser quebrado. De acordo com o relatório anual da ABTO com estatísticas sobre a doação de órgãos no Brasil, hoje, no país, existem mais de 30 mil pessoas na fila à espera de um transplante e outras centenas de milhares estão espalhadas por todo o mundo. De 2015 para 2016, o Brasil obteve aumento de 3,5% nas doações, atingindo 14,6 doadores por milhão de população (pmp). Mas embora este resultado seja favorável, houve leve redução na recusa familiar no país, o que mantém o índice de rejeição ainda alto. Atualmente, 43% das famílias brasileiras entrevistadas não autorizam a doação dos órgãos. 

Sobre a ABTO

A Associação Brasileira de Transplante de órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fim lucrativo, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil e congregar os profissionais e as entidades envolvidas com ou interessadas em transplante de órgãos. A instituição contribui também para o estabelecimento de normas, criação e aperfeiçoamento de legislação relacionada com transplante de órgãos, além de estimular a criação bancos de órgãos e tecidos, serviços de identificação de receptores.

Sobre a Leo Burnett Tailor Made

A Leo Burnett é uma agência que acredita que a paixão tem o poder de transformar o negócio do cliente. Que com paixão, criatividade, estratégia, big data, proximidade e entendimento das oportunidades conseguimos transformar clientes com grandes desafios em clientes com grandes resultados; ideias de comunicação em ideias de negócio; canais de mídia em canais de convivência, bate-papo em relacionamento. Temos 42 anos de Brasil, 82 no mundo e criamos campanhas que são parte da cultura popular, trabalhos reconhecidos nacional e internacionalmente que geram relações sustentáveis entre as marcas e as pessoas. Estamos entre as três redes mais premiadas criativamente no mundo, segundo o Gunn Report. Subsidiária integral do Publicis Groupe S.A., a rede Leo Burnett possui 96 escritórios, em 85 países, com cerca de 10 mil colaboradores. No Brasil, somos 400 profissionais onde os talentos digitais têm tido o maior crescimento.


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