Corinthians e São Jorge: tradição e história que vão além da fé

O santo guerreiro, que ganha um longa-metragem sobre a história, não só nomeia a sede corinthiana, como permeia o clube de diversas formas

04/04/2024 12h30 Cláudio Vilas Bôas

A- | A+


O Parque São Jorge receberá nesta quinta (4) e sexta-feira sessões especiais do filme “Jorge da Capadócia”. O longa nacional conta a história do santo guerreiro em seus conflitos familiares, a trajetória de sua fé e os obstáculos enfrentados durante o governo do imperador romano Diocleciano. A estreia nos cinemas será em 18 de abril.

O primeiro contato do Corinthians com o Parque São Jorge, então conhecida como Fazenda São Jorge, foi em partida válida pelo Campeonato Paulista de 1923, na qual o Corinthians visitou e venceu o Sírio E.C. pelo placar de 1 a 0. Naquela oportunidade, o time comandado pelo técnico Guido Giacominelli entrou em campo com Mário; Garcia, Del Debbio, Rafael e Amílcar; Ciasca, Peres, Neco e Gambarrota; Tatu e Rodrigues.

Na época, o Sírio E.C mandava os jogos na chamada Fazenda São Jorge, dos primos e proprietários libaneses Nagib Sallem e Assad Abdalla. A propriedade foi assim batizada em referência à Baía de São Jorge de Beirute, cidade natal dos primos, que se assemelhava com o contorno que então tinha o rio Tietê próximo à fazenda. Em 1926, o Corinthians adquiriu sua primeira sede própria, um terreno no Tatuapé que pertencia à Fazenda São Jorge.

A história do destemido santo, que lutou contra o dragão e nunca desistiu de sua fé, logo se associou ao imaginário do típico esquadrão corinthiano: um time aguerrido, que não para de lutar, nem diante das maiores adversidades. Uma relação que vai, portanto, além da fé, tornando-se uma tradição histórica do Corinthians. É uma conexão rica em história, simbolismo e significado e, mais do que uma simples devoção, representa a identidade do clube e seus valores.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o encontro entre o santo guerreiro e o Corinthians:

Fonte de São Jorge: Inaugurada em 1941 com intuito de homenagear o santo, contém uma biquinha com água limpa até os dias atuais.


Foto: José Manoel Idalgo

Capela: Em 1955, foi inaugurada a Capela de São Jorge dentro da sede social do clube. Local de fé e peregrinação para muitos corinthianos, a capela recebe missas, procissões e até eventos culturais, como o Música na Capela.


Foto: José Manoel Idalgo

Dia do Torcedor Corinthiano: Tal data, comemorada em 23 de abril, foi escolhida justamente por coincidir com o Dia de São Jorge. Uma data duplamente especial para a Fiel, que celebra a fé e a paixão pelo clube.

Uniformes: Em 2011, o Corinthians lançou uma camisa em homenagem a São Jorge, com o santo estampado sobre um manto grená (que homenageava a equipe italiana do Torino, com a qual o Alvinegro possuía uma histórica amizade).

Música: Nos anos 1970 Paulinho Nogueira e Toquinho expressaram o sentimento de sofrimento da torcida corinthiana numa canção que dizia: “Quantos domingos sombrios/ Eu, eterno sonhador/ Chegava em casa arrasado/ Maltratava o meu grande amor/ Meu São Jorge, me dê forças/ Pra poder um dia, enfim/ Descontar meu sofrimento/ Em cima de quem riu de mim”.


Tags: Departamento Cultural, Departamento Social, Institucional, Notícias

Categoria(s): Departamento Cultural, Departamento Social, Institucional