Corinthians dá início às ações de conscientização no Outubro Rosa

Por meio de seu Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania, o Timão promove atividades visando à conscientização e ao combate ao câncer de mama

07/10/2022 11h25 Agência Corinthians

A- | A+


Nos meses de outubro, desde o início deste século, é promovida a campanha Outubro Rosa, realizada mundialmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

O Corinthians, por meio de seu Departamento de Responsabilidade Social e Cidadania, desde o ano de 2014 realiza uma série de ações que contribuem para esta causa - e em 2022 não será diferente!

Como ocorrido em anos anteriores, a tradicional Carreta para realizações de mamografias na Neo Química Arena está de volta. Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Hospital Santa Marcelina e da FIDI Medicina Diagnóstica, entre os dias 18 e 26 de outubro mulheres interessadas poderão realizar o exame preventivo no estádio do Coringão.  

O clube ainda promoverá uma caminhada solidária e, com o apoio do programa Fiel Torcedor e do app Universo SCCP, ações de match day com a participação de mulheres que realizam ou realizaram tratamentos de câncer de mama e voluntárias do Hospital Santa Marcelina que atuam no Outubro Rosa junto ao Corinthians.

Informações sobre a Carreta para realização de mamografias

O atendimento será no período de 18 a 26 de outubro nos seguintes horários:

  • De segunda a sexta, das 8h às 17h
  • Aos sábados, das 8h às 12h período de 18 a 26 de outubro. 

 

ATENÇÃO: Em 26 de outubro, último dia da campanha, o horário será das 8h às 12h, devido ao jogo contra o Fluminense, pelo Brasileirão 2022, a ser realizado às 21h45 na Neo Química Arena.

Serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir das 8h, para o atendimento do mesmo dia. 

Documentos necessários - (Pedido médico pode ser assinado por uma enfermeira) 

  • Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG. 
  • Mulheres de 50 a 69 anos precisam levar apenas RG e cartão SUS. 
  • Mulheres acima de 70 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG. 
  • Informações de preparo:  não utilizar desodorante no dia do exame.  
  • Informações adicionais: ter realizado exame de mamografia há pelo menos um ano; caso o último exame tenha sido há menos de um ano, apresentar a carta do médico informando. 
  • As imagens do exame são entregues no ato para a paciente e o laudo pode ser retirado pelo site mulheresdepeito.fidi.org.br. Informações mais detalhadas são passadas para a paciente no ato da abertura de ficha. 

Caminhada Solidária

Como uma espécie de aquecimento para o período de atendimento da Carreta, Corinthians e Hospital Santa Marcelina, com apoio de Timão Run e Red Fit Academias, promoverão no dia 16 de outubro uma Caminhada Solidária. O objetivo é reforçar a importância da conscientização das pessoas nesta causa tão importante.

O percurso total será de 3km, com concentração e saída às 7h na unidade do Hospital Santa Marcelina na Vila Carmosina-SP, na Rua Santa Marcelina, 177 - e destino até a Neo Química Arena.

Pedimos que todas as participantes vistam a cor rosa, em homenagem à campanha. Na chegada à Casa do Povo, haverá professores de Educação Física que trabalharão com as participantes atividades e alongamentos.

Ações de pré-jogo do Fiel Torcedor

A campanha não poderia ficar de fora dos dias de jogos do Corinthians. Por isso, o programa Fiel Torcedor e o app Universo SCCP prepararam uma ação especial de pré-jogo para o Outubro Rosa.

Na partida da equipe profissional masculina do Timão do próximo dia 8, contra o Athletico-PR pelo Brasileirão 2022, as vagas do FT e do Universo SCCP nas ações de match day serão preenchidas por mulheres que realizam ou realizaram tratamentos de câncer de mama e voluntárias do Hospital Santa Marcelina que atuam no Outubro Rosa junto ao Corinthians. 

As vagas foram divididas em três momentos do match day: o Pré-aquecimento, a Foto em Campo e o Desafio do Intervalo.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa teve início no ano de 1990 no evento "Corrida pela Cura", realizado nos Estados Unidos para arrecadar fundos para pesquisas da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento, que visava ao tratamento do câncer de mama, ocorria sem o envolvimento de instituições públicas ou privadas. À medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional no país, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera (em São Paulo), com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram-se cada vez mais frequentes. Diversas instituições, empresas e organizações, relacionadas à medicina ou não, passaram a iluminar prédios e monumentos, realizar ações e passar uma só mensagem, principalmente para as mulheres: a prevenção ao câncer de mama é necessária.


Tags: Notícias, Press Release, Releases, Responsabilidade Social

Categoria(s): Press Release, Press Release, Responsabilidade Social