Corinthians conscientiza sobre epilepsia, nas quartas de final

Ação será na Arena Corinthians durante jogo contra a Ferroviária, nesta quarta-feira (27)

26/03/2019 16h58 Agência Corinthians

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Dia 26 de março é celebrado o Dia Mundial da Epilepsia, o Purple Day (Dia Roxo), como é mais conhecido. A UCB Biopharma, laboratório farmacêutico cuja missão é desenvolver soluções para aumentar o bem-estar e a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, em parceria com o Corinthians e a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), vai levar essa conscientização para o palco de uma das maiores paixões dos brasileiros: o jogo de futebol.

Criada no Canadá há dez anos, a data tem o objetivo de conscientizar a respeito da epilepsia e educar as pessoas sobre seu controle, seus tratamentos e, sobretudo, diminuir os estigmas que a cercam.  Durante a partida entre Corinthians e Ferroviária, que acontece no próximo dia 27, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, na Arena Corinthians, os torcedores receberão informações sobre epilepsia através de inserções nos telões e anéis de led do estádio. Todos os dados mostrados serão acompanhados do endereço do site da ABE (www.epilepsiabrasil.org.br), fonte segura sobre o assunto. 

“Como uma partida decisiva recebe toda a atenção, é o ambiente perfeito para levar entendimento sobre essa condição que atinge tantas pessoas”, afirma Rodrigo Motta, gerente médico da UCB. Ele explica que o objetivo da ação “Detalhes que Contam, um Movimento de Conscientização sobre a Epilepsia” é sensibilizar, sem vitimizar, diminuindo os estigmas que rondam a doença há tantos anos. “Queremos passar a compreensão de que uma pessoa com epilepsia estuda, trabalha, se diverte e pode ter uma vida normal”, destaca.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – aproximadamente 50 milhões de pessoas têm epilepsia ativa em todo o mundo, ou seja, estão em tratamento ou tiveram crises no último ano. No Brasil, estima-se que este número chegue a quatro milhões. Cerca de 70% das pessoas conseguem ter uma vida normal fazendo uso do medicamento adequado. No entanto, ainda existe muito preconceito. Quem tem epilepsia enfrenta o descrédito e o prejulgamento das outras pessoas diariamente. Apesar de ser uma anormalidade elétrica do cérebro, a epilepsia não é uma doença mental, como é confundida muitas vezes por conta da falta de conhecimento da população. 

Na Arena Corinthians, haverá uma volta olímpica de crianças com epilepsia no intervalo do jogo e antes da escalação dos times. Uma narração, acompanhada de ilustrações no telão, vai “escalar” os primeiros socorros a uma vítima de crise convulsiva. Além disso, 20 crianças com epilepsia entrarão em campo junto aos jogadores do Corinthians, com camisetas roxas para marcar a data.

“Está no DNA do clube ajudar a conscientizar as pessoas sobre uma série de causas. Hoje em dia se fala muito em diversidade, mas, infelizmente, algumas enfermidades, como a epilepsia, ainda enfrentam muito preconceito e desinformação. O Time do Povo não pactua com nenhum tipo de preconceito e no Purple Day vamos ajudar a acabar com o estigma sobre a epilepsia”, diz Andrés Sanchez, presidente do Sport Club Corinthians Paulista.

Sobre a UCB Biopharma

A UCB é uma empresa biofarmacêutica centrada no paciente, cujo compromisso é desenvolver ações de sensibilização para doenças dos sistemas imunológico e nervoso central, mediante a divulgação de informações para os pacientes, cuidadores e a comunidade em geral. Potencializa avanços científicos e habilidades em áreas como genética, biomarcadores e biologia humana, a fim de aprimorar o conhecimento para levar aos pacientes o medicamento e o tratamento mais adequado.

Informações para imprensa

Os interessados na cobertura, que habitualmente não trabalham na Arena em dia de jogo, deverão se credenciar para a partida pelo e-mail credenciamento@sccorinthians.com.br, até 27/03, às 11h. (enviar nome completo, CPF, data de nascimento, veículo e foto) 

Ketchum

Fernanda Tintori (11) 5090-8900 – r 2916 / fernanda.tintori@ketchum.com.br

Aline Veríssimo - (11) 5090-8900 – r 8437/ aline.verissimo@ketchum.com.br


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