Contra o Cruzeiro, Corinthians realiza seu 100º jogo em Belo Horizonte

Primeiro jogo do Timão na capital mineira aconteceu em 1929

09/10/2018 11h41

A- | A+


Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Nesta quarta-feira (10), o Corinthians inicia a disputa do título da Copa do Brasil 2018 contra o Cruzeiro, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Curiosamente, será a partida de número 100 da equipe alvinegra na capital do estado de Minas Gerais.

O primeiro jogo da história do Timão em Belo Horizonte aconteceu em 1929, em amistoso contra o Atlético-MG, na inauguração do estádio Presidente Antônio Carlos, casa da equipe mineira até 1968. Desde então, o clube do Parque São Jorge entrou em campo em outras 98 oportunidades na capital mineira, a maioria delas para enfrentar Cruzeiro ou Atlético-MG, os principais clubes do estado.

Contra o adversário desta quarta-feira (10), foram 35 partidas até o momento, com 14 vitórias, sete empates e 14 derrotas. Já contra o Atlético-MG, são 49 jogos com 14 vitórias, 14 empates e 20 derrotas. Outros 10 jogos em Belo Horizonte foram disputados contra o América-MG.

Entre os 99 confrontos disputados pelo Timão em Belo Horizonte, pelo menos dois deles têm espaço de destaque na memória do torcedor corinthiano. No bicampeonato brasileiro de 1998/99, o Corinthians foi à capital mineira nas duas decisões.

Em 1998, a equipe alvinegra enfrentou o Cruzeiro no jogo de ida da final. No estádio do Mineirão, as equipes empataram em 2 a 2. Na sequência, empate em 1 a 1 e vitória por 2 a 0 em São Paulo deram o título para o Corinthians. Já no ano seguinte, o outro grande time da cidade foi adversário na final do nacional.

Assim como no ano anterior, a primeira partida da decisão aconteceu no estádio do Mineirão. Após sair derrotado por 3 a 2, o Timão venceu por 2 a 0 a segunda partida e empatou por 0 a 0 no terceiro jogo no Morumbi para garantir o bicampeonato.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do S. C. Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.


Tags: Notícia, Especiais

Categoria(s): Especiais