Conheça os coordenadores de diversas áreas da base do Corinthians

Profissionais trabalham de maneira unificada, com reuniões periódicas para o desenvolvimento dos jogadores em formação

23/08/2019 10h45 Agência Corinthians

A- | A+


Pedro Venâncio, Sandro Silva, Fernando Seabra, Fernando Yamada, Leandro Idalino e Leandro Spigolon durante a reunião dos coordenadores — Foto: Agência Corinthians

O Departamento de Formação de Atletas do Corinthians está passando por um importante desenvolvimento na gestão. Desde 2018, o gerente geral da base alvinegra, Fernando Yamada, colocou coordenadores para áreas específicas dentro da rotina do clube e, agora, a equipe está completa com a chegada de um responsável pela captação.

Conheça um pouco mais sobre estes coordenadores e qual o papel que têm no dia a dia do clube:

Fernando Seabra – Coordenação metodológica

No clube desde 2017, Seabra chegou para ser auxiliar técnico da categoria sub-20. Em maio deste ano, passou para a coordenação técnica, área em que atua como responsável pela metodologia de trabalho nos treinamentos, construindo conteúdos e protocolos das atividades de acordo com as faixas etárias. Além disso, ele faz o gerenciamento de banco de dados de atletas e treinos com o auxílio da equipe de análise de desempenho. É bacharel em esportes (USP, 2001), mestre em metodologia de análise de jogo (USP, 2010), tem estudo publicado no International Journal of Performance Analysis in Sports, além de possuir a Licença B da CBF Academy, onde até já deu aula.

Leandro Idalino – Coordenador da preparação de goleiros

Depois de ter trabalhado no Corinthians no início da década de 2010, Idalino voltou para ser preparador de goleiros do sub-20, em 2017, após brilhante passagem pelo Audax, onde participou da campanha do vice-campeonato Paulista de 2016. Em 2018, foi promovido para a equipe principal do Timão, porém nunca deixou a base de lado e assumiu o posto de coordenador da sua função. Ele trabalha diretamente com os preparadores de goleiros para que todos sigam o Livro Metodológico, instituído no departamento no fim de 2017, dando uniformidade e evolução aos treinamentos.

Leandro Spigolon – Coordenador da fisiologia e preparação física

Fisiologista do clube desde 2018, Spigolon é o responsável por toda a área de condicionamento físico dos atletas. Com o auxílio de todos os preparadores, elabora testes, estudos e o controle maturacional dos jogadores, utilizando-se dos equipamentos de ponta que o clube dispõe, como GPS igual ao o usado pela equipe principal do Corinthians, aparelhos de fotocélula, tapete de contato, entre outros. Com o controle de cargas feito individualmente, tudo é pensando para desenvolver o melhor do atleta. É graduado em Educação Física (UNIMEP, 2006), mestre em Educação Física, com ênfase em Metodologia, Avaliação, Controle e Monitoramento do Treinamento Desportivo (UNIMEP, 2010) e doutorando (Unicamp, previsão de término: 2020) em Educação Física, com foco em Biodinâmica do Movimento na Metodologia do Treinamento Desportivo.

Sandro Silva – Coordenador da captação

A última aquisição do Departamento de Formação de Atletas foi a chegada de Sandro Silva. Com passagem pelo Internacional-RS, ele está chefiando a equipe de observadores do clube, que estão espalhados por todo o Brasil atrás dos melhores talentos, sobretudo nas categorias menores (sub-11 a sub-15), para que o clube detenha o maior percentual – preferencialmente 100% – dos direitos econômicos do jogador.

Pedro Venâncio – Coordenador da análise de mercado

Jornalista por formação, com passagem de anos pela Globo, se especializou em futebol de base e criou diversos estudos e dados sobre o assunto. Em 2018, estes números e informações levantadas se transformaram em uma oportunidade como analista de mercado do Corinthians. Ele é o responsável por avaliar jogadores espalhados pelo Brasil para as categorias sub-15, sub-17 e sub-20. Venâncio gera listas com nomes de atletas para todas as posições, além de analisar oportunidades que chegam no dia a dia.

Na última reunião realizada entre os coordenadores, no início de agosto, foram elaboradas estratégias e processos específicos para cada um dos responsáveis. Além disso, cada um também compartilhou ideias no intuito de otimizar o funcionamento do departamento como um todo. Estes encontros acontecem mensalmente.

Grupo de estudos e outras dinâmicas

Os coordenadores, além de se dedicarem na rotina do clube, também organizam grupos de estudos entre os profissionais dentro de suas áreas. O objetivo é compartilhar o conhecimento entre todos, apresentando novos conceitos e metodologias de trabalho modernas.

Outra dinâmica instituída é com os profissionais que são convocados para as seleções brasileiras de base – algo que tem sido recorrente nos últimos tempos. Esta pessoa precisa montar uma apresentação para falar sobre a vivência na Granja Comary – ou onde quer que o Brasil tenha se concentrado –, as experiências diferentes e o que de positivo pode ser aplicado na rotina do clube.


Tags: Notícias, Departamento de Formação de Atletas

Categoria(s): Departamento de Formação de Atletas