Com novas vagas brasileiras na Libertadores, Brasileirão passa a ter G6; entenda o cenário

03/10/2016 09h53

A- | A+

Uma reunião da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realizada em Bogotá (COL) no último domingo (02) abriu novas possibilidades aos clubes participantes do Campeonato Brasileiro de 2016. A entidade que comanda o futebol da América do Sul confirmou que mais duas vagas para a Copa Libertadores da América de 2017 serão destinadas a equipes do Brasil. Isso se deve à renovação da forma de disputa do principal torneio interclubes do continente, que passará a acontecer durante todo o ano, e não mais em um semestre.

Com mais duas vagas e sete brasileiros na Libertadores, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) decidiu destiná-las aos clubes de melhor campanha na principal competição nacional, o Brasileirão. Dessa forma, a zona de classificação para o torneio sul-americano deixa de ser o G4 (os quatro melhores colocados) para ser G6, em que os seis primeiros se classificam. O sétimo classificado continuará a ser o campeão da Copa do Brasil.

Caso a equipe que levar o título do torneio mata-mata estiver no G6, a zona de classificação passará a ser G7, em que o sétimo colocado ficará com uma das vagas brasileiras para a Libertadores.

Ainda não foi anunciado como as vagas do Brasil serão distribuídas – quem irá direto para a fase de grupos e quem terá de disputar as duas fases pré-classificatórias.

No momento, o Corinthians está a um ponto do G6. Com 41 pontos, o Timão é o sétimo colocado do Brasileirão 2016, atrás do Atlético-PR, que é o sexto com 42. Mas o Alvinegro também está na briga pelo título da Copa do Brasil, que também leva um clube brasileiro para a competição sul-americana. Nas quartas de final, vitória sobre o Cruzeiro por 2 a 1 no jogo de ida na Arena Corinthians. A partida de volta acontecerá no dia 19 de outubro, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG, às 21h45.

Tags: notícia, wp_post_id_4648

Categoria(s): Futebol