Com gol antológico de Ronaldo, Timão venceu o Santos na ida da final do Paulistão há 12 anos

Atacante comandou vitória corinthiana por 3 a 1 em plena Vila Belmiro

26/04/2021 09h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians 


Há 12 anos, o Corinthians dava um grande passo rumo à conquista do 26º título paulista da história do clube. No dia 26 de abril de 2009, no jogo de ida da final do Campeonato Paulista, o Corinthians venceu o Santos por 3 a 1 com dois golaços e show de Ronaldo Fenômeno atuando na Vila Belmiro. 

Com apenas 10 minutos de jogo, Douglas deu passe em profundidade para Morais, que foi derrubado por Pará na entrada da área. Na cobrança, Chicão, segundo maior zagueiro artilheiro da história do Corinthians, bateu no contrapé de Fábio Costa e fez o 10º tento dele só em 2009 – o camisa 3 era o maior goleador do Timão no ano até então. 

Aos 25, começou o espetáculo de Ronaldo, com nova participação de Chicão. Após interceptação no campo defensivo do Timão, o zagueiro contou com a sorte, e o lançamento parou exatamente nos pés de Ronaldo Fenômeno. O camisa 9 dominou com muita classe, jogou rapidamente para frente, ganhando do marcador na corrida, e bateu de perna esquerda para aumentar a diferença na Vila Belmiro. 

No segundo tempo, o Santos conseguiu diminuir. Aos 15, Triguinho tabelou com Mádson pela esquerda e chutou com força para fazer o primeiro do time da Baixada Santista. 

Mas aos 31, Ronaldo voltaria a brilhar com outro golaço que entrou para a história. Elias roubou a bola no círculo central, saiu em velocidade e tocou para o Fenômeno. Da intermediária, o atacante deu um drible em Triguinho e tocou por cobertura, por cima de Fabio Costa, fazendo o terceiro tento do Corinthians. 

Por ter feito melhor campanha, o Corinthians obteve a vantagem de jogar até por uma derrota por dois gols de diferença na semana seguinte, no Pacaembu, para ser campeão paulista. Com empate por 1 a 1, o Timão conquistou o 26º dos atuais 30 títulos estaduais da história do clube do Parque São Jorge.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol