Cássio, 700 jogos: “Ninguém atinge essa marca sozinho”

O Gigante atinge o recorde ao entrar em campo nesta quarta-feira (7), em duelo contra o Santos, destacando o resultado de um trabalho coletivo

07/02/2024 19h22 Vinícius Alves

A- | A+


Patch comemorativo dos 700 jogos do Cássio. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Dia 2 de fevereiro de 2012, CT. Dr. Joaquim Grava – era apresentado ali, em coletiva para a imprensa, o novo reforço do Timão: o goleiro Cássio Ramos. Pouco conhecido pela mídia, tampouco pela torcida, o jovem de 24 anos teve breve passagens por Grêmio (time que o revelou), PSV-Eindhoven e Sparta Rotterdam. Apesar dos poucos minutos em campo, ele trazia consigo o sonho de fazer história com a camisa do Todo Poderoso. Depois de 700 jogos, marca que alcance na noite desta terça-feira (7), no confronto contra o Santos pelo Paulistão 2024, pode-se afirmar, sem qualquer dúvida, que Cássio é um dos maiores ídolos do Corinthians.


Apresentação do goleiro Cássio ao Corinthians, junto ao zagueiro Felipe, em fevereiro de 2012. Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

Desde que chegou ao Timão, muitas e muitas histórias aconteceram: a estreia contra o XV de Piracicaba, no Paulistão; a marcante defesa do chute de Diego Souza, na Libertadores daquele ano, contra o Vasco da Gama; a atuação memorável contra o Chelsea, na final do Mundial; os inúmeros títulos conquistados, as passagens pela Seleção Brasileira. Hoje com 36 anos, Cássio está a apenas 106 jogos de igualar a marca de Wladimir, recordista de jogos pelo Timão (806).


Defesa histórica de Cássio no chute de Diego Souza, na Libertadores de 2012. Foto: Gazeta Press

Nesta rica história construída ao longo de 12 anos, DOZE também se tornou o número registrado de sua camisa. E entre as homenagens que receberá nesta semana, o Gigante terá os números nas costas numa estampa de quebra-cabeça colorido, em menção à causa do espectro autista, da qual é enérgico ativista (Maria Luzia, sua filha mais nova, possui transtorno do espectro autista).


Numeração especial em menção à causa do espectro autista utilizado na partida do jogo 700. Foto: Rodrigo Coca/ Agência Corinthians

Durante uma conversa exclusiva com a Agência Corinthians, Cássio afirma que tantos jogos só foram possíveis com base em muito trabalho. “Foi com muito empenho, dedicação, resiliência, são muitas coisas e graças a Deus, deu certo”, disse. E confessa que, nem nos melhores sonhos, imaginava alcançar essa marca. Ao dar um recado do Cassio de 2024 para o de 2012, o capitão do Alvinegro respirou e respondeu: “Caraca, chegou mais longe do que esperava, hein, mano? (risos).”


Além de completar 700 jogos, Cássio ergueu muitos troféus com a camisa do Corinthians. Foto: Daniel Augusto Jr./ Agência Corinthians

O goleiro do Coringão também contou sobre a sensação de alcançar este número tão expressivo e destaca que sua conquista é também um resultado coletivo: "Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus por tudo o que eu vivi até aqui. Feliz por chegar aos 700 jogos, só uma pessoa fez mais (jogos) que eu aqui no clube. Sou grato a todo mundo que me ajudou: funcionários, todas as diretorias, as pessoas que trabalham no Corinthians, os jogadores. Eu acho que ninguém atinge essa marca sozinho. (Agradeço) a minha esposa Janara, meus filhos, todos meus familiares lá em Veranópolis, meus amigos. Eu fui premiado, Deus me ajudou a chegar a 700 jogos, mas eu sou muito grato às pessoas que me ajudaram. E feliz por chegar a essa marca num clube tão grandioso quanto o Corinthians."

O que o Alvinegro representa na vida de Cássio? Para ele, vai muito além da carreira, tendo um papel central em sua vida como um todo. “O Corinthians foi o clube que me abriu as portas. É onde eu sou conhecido, por toda minha dedicação, empenho pela instituição. Desde a primeira vez que eu vesti esta camisa, eu sempre tentei fazer o meu melhor, e sou grato por tudo, por todo mundo que tem me ajudado. Acho que não é só o futebol, mas também as pessoas que eu conheci aqui no Corinthians, as amizades que vão ficar para o resto da minha vida, as emoções que eu vivi aqui dentro do clube, são situações que eu vou sempre guardar. É inspiração para sempre me dedicar todos os dias, pois é o meu trabalho, é da minha índole, do meu caráter fazer meu melhor — sempre e enquanto eu estiver no Corinthians eu vou continuar fazendo o meu melhor."

Não sabemos mais quantos jogos, quantos recordes e quantas conquistas Cássio terá daqui pra frente, mas a Fiel pode ter a certeza de que ele segue motivado para alcançar mais. Não só em números, mas pela glória do Time do Povo.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol