Bingo, o primeiro jogador negro do Corinthians

Timão foi um dos primeiros clubes do Brasil a aceitar negros no seu clube. Relembramos essa história, no Dia Nacional da Consciência Negra

20/11/2018 09h00 Agência Corinthians

A- | A+
Depois de muita luta na Liga Paulista, Corinthians conseguiu inscrever, pela primeira vez na história, um negro para a disputa de jogos com o manto corinthiano. Bingo entrou para a história junto ao Corinthians, sendo um dos primeiros e poucos clubes a aceitar jogadores negros, no distante ano de 1919.

O Timão sempre foi marcado pela sua história análoga à história do povo brasileiro. Depois de ter sido fundado em 1910, por um grupo de operários, o Corinthians entrou em uma briga política com a Liga Paulista de Futebol pelo direito de disputa do campeonato, ao lado de times de elite na época, como o CA Paulistano. 

Além da luta pelo direito da disputa do campeonato, o Timão também travou uma batalha para a inscrição de um jogador negro. O Corinthians tentou inscrever Davi, mas a Liga na época rejeitou. Em 1919, Bingo foi o primeiro negro a jogar com a camisa Corinthiana.

Pelo Timão, Asdrúbal Cunha, o Bingo, entrou em campo em oito oportunidades, marcando cinco gols. 

Você encontra essa e mais informações sobre o Corinthians no aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS pela Apple Store e Android, pela Google Play e Samsung Galaxy Apps.


Tags: Notícias, Futebol, Especiais

Categoria(s): Futebol, Especiais