Basílio lembra de contusão que quase o tirou de jogo do título paulista em 1977

13/10/2017 10h11

A- | A+

Nesta sexta-feira (13), o Corinthians celebra um dia emblemático na história do clube. Há 40 anos, o Timão derrotava a Ponte Preta por 1 a 0 no jogo decisivo do Campeonato Paulista de 1977, era campeão paulista e encerrava um jejum de quase 23 anos sem títulos. O herói daquela noite foi Basílio, autor do gol da conquista, que por pouco não ficou fora da partida por conta de uma lesão. O eterno camisa 8 revelou a história no documentário #77Vive, produzido pela Corinthians TV.

“Na segunda-feira, nós treinamos, e foi aí que eu senti uma contratura. O Zé Maria também, mas nem por isso [Oswaldo Brandão] deixou a gente fora. Foi um tratamento intensivo todos os dias. Sem perna, sem braço, sem cabeça... Não sei se o juiz iria deixar, mas se pudesse entrar, eu entraria”, contou.

Veja mais:
Cássio relembra histórico título paulista de 77: "Contra tudo e contra todos"

Apesar de todos os esforços, a situação não era boa. Isso porque Basílio sabia que quando fizesse o teste para entrar em campo, sentiria dores e seria vetado.

“Na véspera do jogo, estavam eu e o Zé Maria fazendo tratamento, e eu falei pra ele: ‘Zé, nem na foto a gente vai sair’. A gente teria de fazer um teste, e sabíamos que ele é sempre muito forte”, relembrou.

Para a sorte do jogador -- e também do Corinthians --, o técnico Oswaldo Brandão era supersticioso e uma “visão” do treinador acabou fazendo com que Basílio entrasse em campo.

“O Brandão teve um intuito passando que nós ganharíamos de 1 a 0 e de que eu faria o gol. Mas o mais importante foi quando ele falou que a gente não faria o teste. Ele deu a mensagem que a gente seria titular”, explicou o ex-jogador.

Confira abaixo o documentário da Corinthians TV sobre esse dia histórico para o Timão

Tags: notícia, wp_post_id_844

Categoria(s): Especiais