Banzai, Corinthians! Um ano do Bi Mundial - Tite, a foto de 2010 e a conquista de 2012

06/12/2013 10h00

A- | A+

Para relembrar os passos e as aventuras da Fiel, dos jogadores, da comissão técnica e da diretoria durante a histórica campanha no Mundial de Clubes da FIFA, em 2012, o Corinthians.com.br dá sequência à série “Banzai, Corinthians! Um ano do Bi Mundial”. O personagem principal da história desta sexta-feira (06) já poderia ter disputado a competição dois anos antes da grande conquista, mas preferiu abrir mão dela para voltar ao Timão no fim de 2010. Que, no fim das contas, daria a ele a taça que parecia tão inatingível anteriormente. O líder do elenco, o técnico Tite.

Lembrar da conquista do Mundial de Clubes da FIFA pelo Corinthians emociona Tite. As emoções daquela trajetória vêm à mente do técnico em questão de segundos quando o assunto vem à tona. “Quando vi que tinha passado um ano, veio tudo de novo na cabeça. Passa a saída daqui do Brasil, passa a parada em Dubai, passa a preparação, passa o primeiro jogo, em que tínhamos o peso do mundo nas nossas costas, passa o segundo jogo, em que as reponsabilidades eram divididas, passa a conquista em uma exibição exemplar”, relembrou.

Disputar o Mundial de Clubes da FIFA era um sonho que o treinador poderia ter realizado em 2010, quando a competição foi disputada nos Emirados Árabes Unidos. Tite comandava o Al Wahda, que iria disputar o Mundial por ser do país-sede, e participou da cerimônia de lançamento do torneio.

“Quando fui apresentado no Al Wahda, o Mundial era o grande mote. Depois teve uma solenidade da FIFA, no estádio onde foi disputado o torneio, com representantes dos times participantes, e eu como técnico da equipe local. Via a grandeza daquele fato e dizia: ‘Poxa, que beleza participar de um Mundial, a plenitude de um profissional’”, comentou. Mas o fato que mais chamou a atenção de Tite naquele dia de 2010 tem a ver com uma foto.

“Quando tive a oportunidade de botar a mão na taça, pedi: ‘Tira uma foto agora minha com a taça’. Poxa, vamos falar a verdade, treinando uma equipe menor, não ia conseguir chegar nem perto da taça disputando. Eu até queria rever essa foto...”, revelou.

Porém, Tite nem chegaria a disputar aquela taça. Como ele mesmo diz, os passos da vida o conduziram ao Corinthians. No fim de outubro de 2010, o técnico deixou o Al Wahda para voltar a comandar o Timão. “Falaram que eu estava abrindo mão de uma experiência de Mundial, por menor que ela seja, com uma equipe pequena, era uma experiência de Mundial. Mas eu tinha convicção de que eu queria voltar”, declarou.

E o destino quis que Tite voltasse a ter a oportunidade de disputar um Mundial de Clubes da FIFA dois anos depois. Mas em outras condições, como um dos favoritos ao título. “Se não fui em 2010, eu estava em 2012. E estava com uma equipe que foi campeã de uma forma extraordinária”, disse.

Se em 2010, Tite quis tirar uma foto porque talvez não tivesse outra oportunidade para isso, em 2012, teria tempo de sobra para fazer o que quisesse com a taça nas mãos. “Quando o juiz pega o apito pra botar na boca... (na final contra o Chelsea). Eu só queria ver a minha família. Sabia que eles estavam no campo, eu só queria vê-los. Quando acabou, eu queria pegar a taça que não peguei da outra vez, só tirei foto, queria pegar ela, chegar perto e dizer “olha aqui, filho... Olha aqui, filha... Olha aqui, minha esposa... Vamos dividir isso aqui”, recordou.

Se Tite não tem a foto com a taça do Mundial de Clubes da FIFA de 2010, guardou recordações de sobra do dia em que a taça virou mais do que uma simples imagem em um porta retrato. Lembranças inesquecíveis para o técnico e toda a Fiel.

Banzai, Corinthians! Um ano do Bi Mundial
O embarque para Dubai
Vídeo mostra a invasão da Fiel no embarque do Corinthians para Mundial
O torcedor que venceu o medo de voar

A escala e a aclimatação em Dubai

Tags: notícia, wp_post_id_15969

Categoria(s): Futsal