Atleta com cinco gols em um único jogo, Fernando Baiano completa 42 anos

Atacante foi revelado pelo Timão e conquistou Paulista, Brasileiros e Mundial

18/03/2021 10h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


Atleta de uma das melhores fases da história do Corinthians, Fernando Baiano comemora aniversário nesta quinta-feira (18). Cria da base alvinegra no final dos anos 1990, o hoje ex-atacante completa 42 anos – três deles a serviço do Timão no comando do ataque. 

Nascido João Fernando Nelo em 18 de março de 1979, Fernando Baiano foi assim chamado por Mirandinha, também ex-jogador corinthiano, quando o treinava nas categorias de base do Timão. Promissor, ele fez parte do elenco que foi campeão da Copa São Paulo de Juniores em 1999, mas já integrava o time profissional desde o ano anterior. 

O primeiro título de Fernando Baiano com a camisa alvinegra foi o Brasileirão de 1998, pelo qual realizou dez partidas no comando do ataque alvinegro em substituição a Didi, que perdeu espaço. Após ficar de fora da equipe titular nas partidas finais da equipe naquele ano, ele foi a aposta de Oswaldo de Oliveira no Paulistão e na Libertadores de 1999 e correspondeu, vestindo a camisa 9 e sendo campeão mais uma vez ao levantar a taça do Estadual. 

No primeiro semestre daquele ano, Fernando viveu o seu melhor momento no Coringão. Em partida da Libertadores, a equipe corinthiana recebeu o Cerro Porteño e venceu por 8 a 2, e o centroavante marcou cinco gols – e em um deles, o árbitro deu gol para Índio em conclusão dele para o gol. 

Baiano voltou ao banco de reservas no segundo semestre, quando a equipe alvinegra contratou Luizão como centroavante, mas seguiu tendo chances de entrar em campo. Assim, foi bicampeão nacional em 1999, e também venceu o Mundial de Clubes da Fifa em 2000, inclusive cobrando um dos pênaltis na disputa contra o Vasco na final. 

Fernando Baiano sofreu uma lesão no início daquela temporada, e depois não conseguiu repetir as boas atuações que teve nos anos anteriores. Seguiu no time até o final de 2001, quando foi negociado com o Internacional. Em sua fase como atleta do Timão, chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 em 1999. Também teve passagens pelo futebol europeu e árabe, encerrando a carreira em 2015. 

O clube parabeniza o ex-atleta pelo seu aniversário e o deseja sucesso na sequência das vidas profissional e pessoal.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol