As invasões corinthianas: a torcida que acompanha o Timão aonde ele for

Corinthians viveu três vezes na sua história a ida de um grande grupo de torcedores para jogos como visitante; duas delas, com títulos

27/08/2019 10h30 Agência Corinthians

A- | A+
  
Foto: Fernando Pimentel

O Corinthians pode orgulhosamente dizer que é o único time que tem três invasões de sua torcida em jogos como visitante na história do futebol nacional e internacional. Em um espaço de 36 anos, a Fiel acompanhou o time em icônicos episódios da sua história: 1976, 2000 e 2012. Em duas das vezes, os corinthianos foram ao Maracanã enfrentar rivais cariocas. A coincidência também vale para o torneio em questão: em duas ocasiões, a disputa em questão era de Mundiais de Clubes – os dois foram vencidos pelo Timão.

Confira como foram estes momentos de apoio incondicional da torcida ao time:

Invasão Corinthiana 1976

A maior invasão de uma torcida em solo brasileiro aconteceu durante a disputa da fase final do Campeonato Brasileiro da Série A de 1976. O Corinthians vinha de um jejum que já durava 22 anos sem conquistar um título sequer em qualquer torneio oficial que fosse. E todas as esperanças foram depositadas no time que fazia boa campanha no Nacional daquele ano.

O Alvinegro havia se classificado para a semifinal do torneio e enfrentaria o Fluminense no Maracanã, em um jogo que, ao menos inicialmente, marcaria o reencontro do clube com o seu mais recente ídolo, Rivellino, que havia deixado o Alvinegro para se transferir para o time carioca após a derrota na final do Campeonato Paulista de 1974. Apesar disso, os holofotes ficaram para outro fato muito maior: a Fiel torcida foi até o Rio de Janeiro para acompanhar o Timão, no maior deslocamento de torcedores visitantes que se tem notícia no mundo do futebol. Alguns números do jogo, vencido nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal, chegam a dar conta de que 160 mil pessoas estiveram no estádio – e destes, 70 mil eram corinthianos. O título do fim da fila, no entanto, viria um ano depois, no Paulistão. Mesmo assim a festa da torcida no Rio de Janeiro tornou o ano de 1976 histórico, como mostram as fotos abaixo  vote na sua preferida.

 

 

Invasão Corinthiana 2000

O Corinthians viveu a sua segunda invasão 24 anos depois da primeira. Na ocasião, o clube havia acabado de conquistar o seu terceiro título do Campeonato Brasileiro da Série A, o segundo seguido do estelar time de Vampeta, Edílson, Luizão, Rincón, Ricardinho, Dida, Marcelinho e cia., em dezembro de 1999. Já no início do mês seguinte, veio a disputa do primeiro Mundial de Clubes da sua história. E com uma peculiaridade: na competição, disputada no Rio de Janeiro, foi a primeira vez que foi entoado o grito “Ô ô, ô ô, Todo Poderoso Timão!”.

Após ser o primeiro colocado do Grupo A, passando por Raja Casablanca (MEX) e Al Nassr (SAU) e empatando com o Real Madrid (ESP), chegou a vez de enfrentar o Vasco no Maracanã. Com um empate por 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, onde o Timão se sagrou campeão. No jogo, a Fiel dividiu o estádio com o rival carioca e cantou do começo ao fim. 30 mil corinthianos estiveram no estádio.




 

Invasão Corinthiana 2012

A terceira invasão da história do Corinthians não foi a maior em número – já que a de 1976 levou mais de 70 mil pessoas ao Maracanã. Mas foi, sem dúvida, a mais distante e a mais difícil. Também na disputa de um Mundial, desta vez os torcedores foram para o Japão, onde era sediado o torneio. O time se classificou após vencer a Conmebol Libertadores daquele ano, em julho. E em dezembro, viajou para o continente asiático. Estima-se que mais de 30 mil torcedores estiveram em Tóquio para os dois jogos do Alvinegro na competição.

Dentro de campo, o Alvinegro estreou na competição diante do Al Ahly (EGI), em uma das semifinais do torneio, e venceu por 1 a 0 o embate ocorrido no estádio Toyota. Quatro dias depois, enfrentou na final o Chelsea (ING). E em grande partida de Cássio, novo triunfo por 1 a 0, e título para um estádio de Yokohama pintado de preto e branco pelos torcedores do Timão.

 



Tags: notícias, Futebol

Categoria(s): Futebol