Ações e conteúdos especiais marcam semana da Consciência Negra do Corinthians

Além de campanha, Timão terá atividades sociais junto à comunidade TeleAtlas, ao projeto Plano de Menina e à equipe do Bahia, no jogo de sexta-feira, 24/11

20/11/2023 10h12 Agência Corinthians

A- | A+

O Dia da Consciência Negra é celebrado nacionalmente nesta segunda-feira (20) e o Sport Club Corinthians Paulista vai promover a discussão sobre o tema ao longo de toda a semana. Por meio de posts, conteúdos e ações especiais, vamos refletir sobre igualdade, racismo e empoderamento preto até o jogo contra o Bahia em 24/11. Na sexta-feira, a equipe do estado com a maior população negra do país se junta ao Alvinegro numa celebração conjunta não só da consciência negra, mas também da exaltação da negritude e da importância de uma sociedade unida e sem preconceitos.

Responsabilidade social
Nas redes sociais, o Corinthians começa as postagens destacando personagens pretos marcantes da história do clube. Lembramos como a trajetória vitoriosa do clube junto a esses nomes ajudou a marcá-los para posteridade, apesar da maioria da população negra não contar com a mesma sorte. Destacamos um dos mais tradicionais símbolos dessa luta, a camisa 2, listrada, cuja origem remonta à luta contra o racismo e a inclusão de pessoas marginalizadas no esporte.

No dia 21, a equipe de Responsabilidade Social do Timão receberá, da comunidade TeleAtlas, 30 crianças negras que jogam futebol. Jogadoras pretas do futebol feminino estarão presentes e Grazi conduzirá uma conversa com as crianças.

Renda revertida de gravuras autografadas
Em outra ação, o Timão vai unir arte, história e futebol contra o racismo. Dez gravuras em impressão Fine Art da obra “Futebol”, de Francisco Rebolo (1902-1980), serão autografadas por jogadores do elenco do futebol masculino. O quadro original, de autoria do mesmo artista que criou o escudo do Corinthians, foi o primeiro a retratar um preto em condição de igualdade na disputa de uma partida de futebol contra um branco, em 1936.

Esse encontro dos jogadores atuais com a memória da luta por igualdade por futebol suscitará duas outras ações. Na primeira, o elenco do futebol masculino debaterá o tema por meio de relatos pessoais e outras impressões, refletindo sobre conscientização de raça e racismo na atualidade.

Em outra ação, as cópias autografadas serão vendidas, com renda 100% revertida ao projeto social Plano de Menina, instituição que busca capacitar meninas da periferia e conectá-las a oportunidades profissionais. As gravuras Fine Art serão vendidas junto ao livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho, que discute a formação social brasileira segundo a popularização do esporte. Os kits estarão à venda na loja Poderoso Timão da Neo Química Arena em 24/11, data do jogo da equipe masculina contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Também estarão à venda na Neo Química Arena copos especiais em referência a campanha – do mesmo modo, a renda será direcionada para a Plano de Menina.

Corinthians e Bahia juntos
Por fim, na partida do Timão diante do Bahia, os clubes se unirão por meio de um patch especial em seus uniformes, simbolizando a luta negra. As equipes farão posts em conjunto nas redes sociais, com a mensagem #JogoContraORacismo. Antes da partida iniciar, será realizado um minuto de silêncio com a mensagem estampada nos telões do estádio. Também será produzido com o Fernando Wanner, historiador do Corinthians, um material contando sobre a luta contra o racismo pelos dois clubes.

Veja aqui o post inicial da Semana de Consciência Negra.

Acompanhe também, no decorrer da semana, no aplicativo Universo SCCP e nas nossas redes (YouTube, Facebook, Instagram, TikTok, Twitter): @corinthians.


Tags: Notícias, Release

Categoria(s): Press Release