Há 42 anos, Biro Biro estreava pelo Corinthians

Polivalente atleta disputou quase 600 jogos com o manto alvinegro entre 1978 e 1988

14/09/2020 10h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Sergio Berezovsky


Há exatos 42 anos, um dos maiores ídolos da história do Corinthians fazia a primeira partida com o manto alvinegro. Em 14 de setembro de 1978, o volante Biro Biro estreou pelo Timão diante do Paulista no estádio do Pacaembu, em partida válida pelo Campeonato Paulista. 

Ao lado de Wladimir, Sócrates, Vaguinho e Rui Rei – estes dois últimos, autores dos gols alvinegros –, o Antônio José da Silva Filho, o Biro-Biro, participou da vitória corinthiana por 2 a 1. Ele foi escalado como titular na equipe que entrou em campo com: Jairo; Luís Cláudio, Amaral, Zé Eduardo e Wladimir; Wagner, Biro-Biro, Sócrates; Vaguinho, Rui Rei e Romeu. O técnico José Teixeira ainda colocou o meio-campista Ned no jogo, no lugar do estreante. 

Dos mais longevos atletas que jogaram no Coringão, Biro Biro atuou 590 vezes e fez 75 gols pelo Alvinegro, números que o colocam como o volante com mais gols pelo clube e quinto jogador a mais vezes ter atuado com a camisa corinthiana. 

Irreverente fora de campo, Biro Biro deixou de ser folclórico para ser decisivo dentro de campo. Em 1979, fez, de canela, o gol que garantiu o triunfo sobre o Palmeiras na semifinal do Paulistão. Em 1982, marcou duas vezes na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, também no Estadual. Também conquistou o título estadual em 1983 e 1988.

Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol