Corinthians empata com o River Plate-PAR na estreia da Sul-Americana

Pela primeira rodada da fase de grupos, Alvinegro ficou no 0 a 0 fora de casa

22/04/2021 23h38 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians estreou na noite desta quinta-feira (22) na fase de grupos da Conmebol Sul-Americana 2021. Fora de casa, a equipe alvinegra foi até o estádio Defensores Del Chaco, no Paraguai, para enfrentar o River Plate (PAR). Dentro de campo, o Alvinegro ficou no empate sem gols em Assunção.

Timão escalado

O técnico Vagner Mancini decidiu levar a campo uma equipe mesclando atletas que atuaram nas duas últimas partidas do clube pelo Paulistão. Assim, o onze inicial teve: Cássio (capitão); Fagner, Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos; Xavier, Camacho, Otero, Luan, Léo Natel; Jô. 

À disposição no banco de reservas estavam: os goleiros Matheus Donelli e Guilherme; e os atletas de linha: Jemerson, Gabriel, Lucas Piton, Ramiro, Cauê, Gustavo Silva, Cantillo, João Victor, Gabriel Pereira e Vitinho. 

Bola em jogo

O Corinthians estreou na edição 2021 da Conmebol Sul-Americana indo para cima. Logo no primeiro minuto, Otero tabelou com Fábio Santos, avançou pela ala esquerda e cruzou na área, mas a bola saiu fechada e foi pela linha de fundo. Aos dois, Léo Natel lançou Luan em profundidade na entrada da área e o goleiro do River Plate (PAR) dividiu com o meia-atacante, quase soltando a bola.

A pressão inicial seguiu. Três minutos depois, Luan achou Léo Natel na direita. O atacante avançou e devolveu para o camisa 7 na área, mas o passe foi mais forte do que ele esperava e acabou não finalizou como queria. Aos oito, Fagner cobrou escanteio na área e Xavier cabeceou no canto esquerdo inferior, mas o goleiro defendeu.

O Timão atacou com efetividade pelos lados na primeira metade da etapa inicial. As duplas formadas por Fábio Santos e Otero e Fagner e Léo Natel tabelavam e chegavam ao fundo. Aos 19 minutos, o camisa 18 recebeu de Jô na direita, ajeitou e chutou forte no canto direito, para defesa no chão do goleiro paraguaio.

Com posse de bola acima dos 75% em toda a primeira etapa, o Timão era seguro defensivamente e sofreu poucos lances de ataque. Aos 41 minutos, novamente Léo Natel recebeu livre pela direita, avançou e chutou cruzado, mas o goleiro defendeu mais uma. Apesar do minuto de acréscimo dado pelo árbitro, foi a última chance clara de gol do Timão na primeira etapa.

Segundo tempo

O técnico Vagner Mancini decidiu voltar a campo com uma alteração em comparação com a equipe que foi para o intervalo: Cantillo entrou na vaga de Xavier. A primeira chance veio com pouco mais de um minuto de segunda etapa, com Otero: ele recebeu de Fábio Santos, ajeitou o corpo e chutou de fora da área, mas a bola subiu demais.

O Coringão seguiu pressionando como no primeiro tempo, faltando apenas melhorar no último passe – mas as chances de gol continuavam. Com 11 minutos corridos, Camacho avançou pela esquerda, driblou o marcador e foi derrubado, mas o árbitro mandou o lance seguir. Aos 13, Fagner fez bela jogada individual na meia direita e chutou de fora da área, e a bola bateu na rede pelo lado de fora.

 Sem conseguir furar o bloqueio do River, Mancini realizou mais duas alterações aos 32 minutos: saíram Otero e Jô, e entraram Gustavo Silva e Cauê. A mudança já surtiu efeito: Fagner tocou para o camisa 19, que cruzou rasteiro para Luan, e o meia-atacante arriscou, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo em escanteio.

Aos 38, nova chance alvinegra: Camacho conduziu pela direita e cruzou fechado, e a bola quase surpreendeu o goleiro, que espalmou pela linha de fundo. Quatro minutos depois, mas duas substituições: Gabriel Pereira e Vitinho entraram; Léo Natel e Luan deixaram o campo. O árbitro deu cinco minutos de acréscimo, mas não houve tempo para criar mais chances claras de gol.

Próximo jogo

Após a partida desta quinta-feira, a segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Sul-Americana será dentro de uma semana. Na próxima quinta (29), o Alvinegro entra em campo contra o Peñarol, às 19h15, em seu primeiro embate realizado na Neo Química Arena na competição.

Antes, o Timão terá pela frente o Clássico Alvinegro contra o Santos no domingo (25) às 20h, fora de casa, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Paulista 2021.


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol