Conquista da Copa do Brasil de 2002 pelo Timão completa 19 anos

Em último jogo de Dida, Alvinegro empatou com o Brasiliense e levantou a taça nacional pela segunda vez

15/05/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


O Corinthians conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil exatamente 19 anos atrás. A equipe entrou em campo contra o Brasiliense para disputar a final da edição de 2002 da competição. Curiosamente, o Alvinegro havia sido campeão do Torneio Rio-São Paulo poucos dias antes. E apesar do favoritismo do clube do Parque São Jorge, a equipe do Distrito Federal mostrou que não tinha chegado na final à toa, travando um duelo muito disputado. 

O primeiro jogo contou com Morumbi lotado e uma pressão do Timão durante o jogo inteiro. O Corinthians venceu por 2 a 1, porém, o gol feito fora de casa deu à equipe do Brasiliense a esperança de poder reverter o resultado na partida de volta. 

No estádio Boca do Jacaré, em Taquatinga-DF, o Timão entrou em campo com Dida; Rogério, Anderson, Fábio Luciano e Kléber; Fabrício, Vampeta, Ricardinho; Leandro, Gil e Deivid. O jogo esteve equilibrado ao longo do primeiro tempo, até que aos 42 minutos, em cobrança de falta, Wellington Dias abriu o placar para o Brasiliense. 

No segundo tempo, o Corinthians entrou com espírito e atitude de campeão. Aos 19 minutos, em jogada pela esquerda, Leandro recebeu passe de Ricardinho, cruzou na entrada da pequena área e Deivid mandou para o fundo da rede, empatando o jogo. 

Com o gol, o atacante Deivid se tornou o maior artilheiro em uma edição do campeonato, com 13 gols, o Corinthians conseguiu o resultado necessário e se tornou bicampeão da Copa do Brasil.  

Último jogo de Dida


Foto: Arquivo Placar


Esta foi a última vez que um dos maiores goleiros da história corinthiana e do futebol mundial entraram em campo com o manto alvinegro. Dida vivia ali o final da sua segunda passagem pelo Timão, iniciada em 2001. Antes, jogou por uma temporada entre 1999 e 2000, quando foi vendido para o Milan (ITA) e retornou por empréstimo no ano seguinte. 

Dida se notabilizou pela frieza dentro de campo e, principalmente, pelas defesas de pênalti em jogos importantíssimos, como o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 e a semifinal do Brasileirão de 1999 contra o São Paulo, quando parou duas cobranças de Raí, e contribuiu para as conquistas das duas taças. Pelo Timão, ainda conquistou o Rio-São Paulo em 2002, além da Copa do Brasil em questão, totalizando 94 jogos pelo clube.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol