Vaguinho marcava seu primeiro gol pelo Corinthians há 50 anos

Ídolo do Timão fez o terceiro tento alvinegro na vitória por 4 a 1 sobre o Santa Cruz, pelo Brasileirão

07/08/2021 08h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Placar

No dia 7 de agosto de 1971, um dos grandes nomes da história do Corinthians, o ex-ponta direita Vaguinho, marcava o primeiro de seus 110 gols pelo Timão. Em sua segunda partida pelo Corinthians, o Alvinegro visitou o Santa Cruz, na Ilha do Retiro, pela primeira fase do Brasileirão, e venceu pelo placar de 4 a 1. Os gols corinthianos foram marcados por Rivellino, Tião, Vaguinho e Mirandinha.

Na ocasião, o técnico Baltazar escalou um onze inicial formado por Ado; Miranda, Baldochi, Luís Carlos e Pedrinho; Tião, Rivellino e Adãozinho; Vaguinho, Aladim e Mirandinha.

Vaguinho chegou ao Corinthians em 1971 vindo do Atlético-MG. Com pouco tempo de clube, assumiu a camisa 7 e a titularidade, se tornando peça importante em um dos maiores títulos da história do Corinthians: o Campeonato Paulista de 1977, que acabou com 23 anos de jejum do Timão. O ex-ponta era titular da equipe, mas no segundo jogo da final, foi colocado no banco de reservas pelo técnico Oswaldo Brandão. Isso se tornou motivação para o ex-jogador, que quase entrou para história como o autor do gol da quebra do tabu. 

“O Brandão optou por me tirar do time por uma questão tática. Meu estilo de jogo era de um futebol para frente, e ele optou por aderir uma postura mais defensiva. Quando veio me avisar que iniciaria a partida no banco, eu não aceitei e disse que não ficaria fora da foto do título. Ele me disse que eu entraria no segundo tempo e faria o gol do título", relembrou Vaguinho anteriormente.  

"A raiva que eu senti dele naquele momento me motivou tanto que acabei fazendo o gol quando entrei no lugar do Palhinha. A minha ideia era fazer o gol, desabafar com o Brandão e ir embora do jogo, mas pensei muito na minha mulher e na minha filha, que era recém-nascida, e mudei de ideia”, revelou o ex-jogador. 

O gol a qual Vaguinho se refere foi o único que o Corinthians fez no segundo jogo da final, abrindo o placar. Porém, a Ponte Preta virou e venceu por 2 a 1, forçando a terceira partida da decisão, no inesquecível dia 13 de outubro de 1977. 

No duelo decisivo, Vaguinho também teve participação importante, chutando a bola que bateu na trave no histórico lance do gol do título marcado por Basílio. 

Vaguinho ainda conquistou mais um título paulista pelo Corinthians dois anos depois, e novamente contra a Ponte Preta – em final ocorrida apenas em fevereiro de 1980. Ele completaria dez anos no Timão em 1981, quando deixou o time rumo ao Atlético-MG.

Pelo Timão, Vaguinho atuou por dez anos (1971-1981), somou 551 jogos, sendo o sexto jogador que mais vezes vestiu a camisa corinthiana na história, e marcou 110 gols, ao lado de Rafael, outro ídolo do clube.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol