Um dos heróis do Paulista de 1977, Vaguinho completa 69 anos

Ponta direita marcou história no Timão

11/02/2019 10h00 Agência Corinthians


Foto: Arquivo Placar (Vaguinho à direita e Basílio à esquerda)

Um dos grandes nomes da história do Corinthians, o ex-ponta direita Vaguinho completa 69 anos nesta segunda-feira (11). Em dez anos dedicados ao clube do Parque São Jorge, entre 1971 e 1981, o ex-jogador atuou em 551 jogos, o sexto que mais entrou em campo pelo Timão na história, e marcou 110 gols.

Vaguinho foi peça importante em um dos maiores títulos da história do Corinthians: o Campeonato Paulista de 1977, que acabou com quase 23 anos de jejum do Timão. O ex-ponta era titular da equipe, mas no segundo jogo da final, foi colocado no banco de reservas pelo técnico Oswaldo Brandão. Isso se tornou motivação para o ex-jogador, que quase entrou para história como o autor do gol da quebra do tabu.

“O Brandão optou por me tirar do time por uma questão tática. Meu estilo de jogo era de um futebol para frente, e ele optou por aderir uma postura mais defensiva. Quando veio me avisar que iniciaria a partida no banco, eu não aceitei e disse que não ficaria fora da foto do título. Ele me disse que eu entraria no segundo tempo e faria o gol do título", relembrou Vaguinho.

"A raiva que eu senti dele naquele momento me motivou tanto que acabei fazendo o gol quando entrei no lugar do Palhinha. A minha ideia era fazer o gol, desabafar com o Brandão e ir embora do jogo, mas pensei muito na minha mulher e na minha filha, que era recém-nascida, e mudei de ideia”, revelou o ex-jogador.

O gol a qual Vaguinho se refere foi o único que o Corinthians fez no segundo jogo da final, abrindo o placar. Porém, a Ponte Preta virou e venceu por 2 a 1, forçando a terceira partida da decisão, no inesquecível dia 13 de outubro de 1977.

No duelo decisivo, Vaguinho também teve participação importante, chutando a bola que bateu na trave no histórico lance do gol do título marcado por Basílio. Dois anos depois, em 1979, Vaguinho ainda conquistou mais um título paulista pelo Corinthians.

Você encontra esta e outras informações no aplicativo oficial Almanaque do Timão e no aplicativo oficial do Sport Club Corinthians Paulista, ambos disponíveis em sistemas iOS, na Apple Store, e Android, na Google Play Store.