Um dos heróis do histórico título paulista de 1977, Vaguinho completa 71 anos

Ídolo por dez anos, ponta-direita alvinegro é o sexto com mais jogos realizados pelo clube

11/02/2021 09h00 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Arquivo Placar

Um dos grandes nomes da história do Corinthians, o ex-ponta direita Vaguinho completa 71 anos nesta quinta-feira (11). Em dez anos dedicados ao clube do Parque São Jorge, entre 1971 e 1981, o ex-jogador atuou em 551 jogos, o sexto que mais entrou em campo pelo Timão na história, e marcou 110 gols. 

Vaguinho foi peça importante em um dos maiores títulos da história do Corinthians: o Campeonato Paulista de 1977, que acabou com 23 anos de jejum do Timão. O ex-ponta era titular da equipe, mas no segundo jogo da final, foi colocado no banco de reservas pelo técnico Oswaldo Brandão. Isso se tornou motivação para o ex-jogador, que quase entrou para história como o autor do gol da quebra do tabu. 

“O Brandão optou por me tirar do time por uma questão tática. Meu estilo de jogo era de um futebol para frente, e ele optou por aderir uma postura mais defensiva. Quando veio me avisar que iniciaria a partida no banco, eu não aceitei e disse que não ficaria fora da foto do título. Ele me disse que eu entraria no segundo tempo e faria o gol do título", relembrou Vaguinho anteriormente.  

"A raiva que eu senti dele naquele momento me motivou tanto que acabei fazendo o gol quando entrei no lugar do Palhinha. A minha ideia era fazer o gol, desabafar com o Brandão e ir embora do jogo, mas pensei muito na minha mulher e na minha filha, que era recém nascida, e mudei de ideia”, revelou o ex-jogador. 

O gol a qual Vaguinho se refere foi o único que o Corinthians fez no segundo jogo da final, abrindo o placar. Porém, a Ponte Preta virou e venceu por 2 a 1, forçando a terceira partida da decisão, no inesquecível dia 13 de outubro de 1977. 

No duelo decisivo, Vaguinho também teve participação importante, chutando a bola que bateu na trave no histórico lance do gol do título marcado por Basílio. 

Vaguinho ainda conquistou mais um título paulista pelo Corinthians dois anos depois, e novamente contra a Ponte Preta – em final ocorrida apenas em fevereiro de 1980. Ele completaria dez anos no Timão em 1981, quando deixou o time rumo ao Atlético-MG.


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol