Título paulista do IV Centenário conquistado pelo Corinthians completa 66 anos

Último triunfo antes da fila de 23 anos marcou equipe das mais vitoriosas e eficientes da história alvinegra

06/02/2021 06h00 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Arquivo Corinthians


Um dos títulos mais icônicos da história do Corinthians completa 66 anos neste sábado (06): o Campeonato Paulista de 1954. A competição daquele ano foi especial porque também celebrava o IV Centenário de São Paulo, o aniversário de 400 anos da capital do estado. Uma conquista única, muito almejada pelos times paulistas. 

A decisão do campeonato, no entanto, tem uma particularidade: ela foi realizada apenas no dia 6 de fevereiro de 1955, em um derby contra o Palmeiras válido pela penúltima rodada da competição. Líder daquele Paulista em pontos corridos, o Timão dependia de um empate contra o maior rival para se sagrar campeão, enquanto o time alviverde precisava vencer o clássico e mais um jogo, além de torcer por um tropeço alvinegro na última rodada.  

Na decisão, o Corinthians entrou em campo com Gilmar; Homero, Alan, Idário e Goiano; Roberto, Cláudio, Luizinho; Baltazar, Rafael e Simão, time comandado pelo técnico Oswaldo Brandão. A equipe alvinegra ficou ainda mais perto do título ao abrir o placar com Luizinho. Chegou a levar o empate no segundo tempo, mas o placar de 1 a 1 garantiu o título histórico ao clube do Parque São Jorge, o campeão do IV Centenário. 

A conquista do Campeonato Paulista do IV Centenário foi um dos mais importantes da história do clube do Parque São Jorge, coroando uma das gerações mais vitoriosas do Timão, que em cinco anos foi campeã de três torneios Rio-São Paulo (1950, 1953 e 1954) e três Paulistas (1951, 1952 e 1954).

 


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol