Retrospectiva 2018: em ano especial, Timão conquista inédito título brasileiro

Meninas do Timão sofreram apenas duas derrotas no ano, chegaram a 42 jogos sem perder e conquistaram, com uma goleada, o inédito título do Campeonato Brasileiro

27/12/2018 10h00 Agência Corinthians

A- | A+


Foto: Bruno Teixeira

A temporada de 2018 do futebol feminino ficará eternamente dentro dos nossos corações e nas melhores lembranças alvinegras da Fiel. Em seu primeiro ano com uma gestão própria, após outros dois com parceria, as meninas do Timão chegaram a recordes históricos, foram quase imbatíveis e conquistaram o inédito Campeonato Brasileiro.

Apostando em um elenco menor, mas com muita qualidade, o técnico Arthur Elias manteve boa parte das atletas que, meses antes, haviam conquistado a Copa Libertadores da América. Dessa forma, o Timão feminino começou sua caminhada no ano em 25 de março, com uma vitória de virada, por 6 a 2, sobre o Centro Olímpico, pelo Campeonato Paulista.

O acúmulo de vitórias no estadual era um prenúncio de que no Brasileiro as coisas seguiriam no mesmo rumo. Apenas este fato já mereceria destaque, mas um mês depois, no dia 25 de abril, as alvinegras entraram em campo para fazer história. Pela primeira vez na Arena Corinthians, uma equipe da modalidade do Timão marcou gols e venceu um jogo no estádio. Diante do São Francisco (BA), Grazi abriu o placar e foi acompanhada por Millene, Adriana e Cacau na vitória por 4 a 1, inaugurando a campanha no Brasileirão com o pé direito.

Apesar do desgaste natural dos jogos em sequência em dois torneios que corriam paralelos, aliado as constantes convocações da Seleção Brasileira, o técnico Arthur Elias conseguia realizar um eficaz rodízio em sua equipe e, dessa forma, chegou até as fases decisivas dos campeonatos Paulista e Brasileiro sem nenhuma derrota, tornando a equipe feminina do Corinthians o time com maior invencibilidade da história do futebol adulto do clube, com 42 jogos sem nenhum revés.

A sequência acabou encerrada no primeiro jogo semifinal do Campeonato Brasileiro, na derrota por 2 a 1 para o Flamengo. Logo depois, um outro amargo, e desta vez controverso revés, agora para o Santos, na primeira final do Campeonato Paulista, colocou em teste o psicológico da equipe, até então acostumada apenas a vencer.

Na grande decisão do estadual, o empate por 2 a 2 não evitou que o título escapasse por pouco, mas mostrou que aquele Corinthians não tinha se abatido com os resultados adversos. Assim, no jogo de volta da semifinal do Campeonato Brasileiro, na Fazendinha, o Timão logo abriu 2 a 0 sobre as cariocas do Flamengo. Quando tudo parecia tranquilo, as visitantes deixaram tudo igual, obrigando o Timão a conseguir ao menos um gol para levar o jogo aos pênaltis. Porém, se não há emoção, não é Corinthians. 

Em dois minutos, aos 42 e 44 do segundo tempo, Diany e Millene colocaram o Alvinegro diretamente na decisão, que teria do outro lado o também tradicional time do Rio Preto.

Fazendo o jogo de ida na casa das adversárias, nem mesmo o forte calor e a torcida local abalaram as meninas corinthianas, que bateram o time da casa por 1 a 0. Na volta, disputada no Parque São Jorge, o show alvinegro, que culminou com uma vitória por 4 a 0, fez justiça ao Corinthians, que então tornava-se de fato o melhor time do Brasil, conquistando pela primeira vez na história do clube o Campeonato Brasileiro Feminino.

A temporada de jogos oficiais das meninas do Corinthians terminou com uma campanha de 33 vitórias, sete empates e apenas duas derrotas nos 42 jogos disputados. As corinthianas ainda balançaram as redes em 114 oportunidades e sofreram apenas 28 gols.

Tags: Notícia, Futebol Feminino

Categoria(s): Futebol Feminino