Pesquisa mostra perfil do torcedor corinthiano no Brasil; participação feminina é destaque

Estudo feito pelo Ibope/Repucom exibe dados como perfil demográfico do fã alvinegro, presença nas redes sociais e na Arena Corinthians, e mais quesitos

31/07/2020 12h52 Agência Corinthians

A- | A+

Foto: Bruno Teixeira


O Corinthians foi fonte de um estudo demográfico publicado nesta quinta-feira (30) que identificou o perfil do torcedor do clube tanto presencialmente, como nas redes sociais. A pesquisa Ibope/Repucom mediu o volume de torcedores e apresentou os números do seu trabalho, que mede o chamado ‘DNA Torcedor’ do fã de futebol desde 2017.

A pesquisa apresentou o perfil do Bando de Loucos. Dentre o estudo feito, 47% dos corinthianos são homens, e 53% mulheres. O número de fãs do Timão do sexo feminino por si só representa uma alta de 19% em comparação com os outros clubes. Tem, também, a maior participação feminina entre os 20 clubes da Série A, com um total de 13,7 milhões.

O clube se destaca em outros quesitos no estudo do Ibope, como: o número de jovens fãs, com idades entre 16 e 24 anos, que é 30% superior à média nacional (6,5 milhões); o Alvinegro também registra o maior volume de torcedores com ensino superior, em números absolutos (5,2 milhoes); também em valor absoluto, é o time com o maior número de torcedores com renda superior a 5 salários mínimos (2,8 milhões).

O DNA Torcedor do Corinthians também mediu os números de audiência do clube em 2019. Utilizando como critério a medição de pessoas que assistiram ao menos 15 minutos ininterruptos de uma transmissão de uma partida do Corinthians, no ano passado 31 milhões de pessoas acompanharam o Timão pela TV aberta. Ainda, o clube ocupou um espaço avaliado em R$ 2,6 bilhões, arrecadado em 818 transmissões nas TVs aberta, fechada e Pay-Per-View.

Outro número importante do Corinthians no estudo é a presença nas redes sociais. Em valores absolutos, o Coringão atingiu 23,8 milhões de seguidores nas cinco principais plataformas. Foram eles: 11,2 milhões no Facebook; 6,1 milhões no Twitter; 4,9 milhões no Instagram; 1,2 milhão no YouTube; e 445 mil no Tik Tok. Estas redes trouxeram um total de 14,2 milhões de posts únicos em 2019.


Tags: Futebol, Notícias

Categoria(s): Futebol