#OClubeMaisBrasileiro – Timão empatava com Bragantino fora de casa e seguia em boa fase em 1990

Neto e Fabinho contribuíram para Alvinegro fazer 2 a 2 em jogo válido pela 11ª rodada do Brasileirão daquele ano

16/06/2020 10h00 Agência Corinthians

A- | A+
Trinta anos atrás, o Corinthians vivia a disputa do Campeonato Brasileiro de 1990. Depois de um começo difícil, com apenas um ponto conquistado em três jogos, o Timão renasceu após vencer um Derby, conquistar outras cinco vitórias e um empate, este no clássico Majestoso. Assim, havia encerrado a primeira fase e chegado à vice-liderança do Grupo A com 14 pontos, dois a menos que o Atlético-MG.

Para começar a segunda fase, as equipes agora enfrentariam os times do próprio grupo. Na primeira rodada, a 11ª do torneio, o Alvinegro sairia de casa para enfrentar o Bragantino. O último resultado no torneio nacional havia sido a vitória sobre o Náutico no Pacaembu, por 1 a 0, com um golaço de falta do camisa 10 Neto.

O técnico Nelsinho Baptista havia feito apenas oito partidas no comando da equipe corinthiana, mas estava invicto: seis vitórias e dois empates. E conhecia bem o adversário: havia enfrentado na final do Paulistão, quando ainda era técnico do Novorizontino – ele foi vice-campeão.

As duas equipes já haviam se enfrentado três vezes naquele ano, todas pelo campeonato estadual, com três empates – 1 a 1 fora de casa em 25 de março, 2 a 2 no Pacaembu em 11 de julho, e 0 a 0 novamente no estádio Nabi Abi Chedid em 16 de agosto, pela última rodada da segunda fase do Paulista.

E o estádio de Bragança Paulista seria novamente a sede do confronto entre as equipes. Nelsinho faria o possível para levar a campo a equipe que repetia nos confrontos anteriores, com apenas um desfalque: Marcio Bittencourt ficaria de fora, dando lugar a Wilson Mano. O 
11 inicial foi: Ronaldo; Giba, Marcelo Djian, Guinei e Jacenir; Wilson Mano, Tupãzinho e Neto; Fabinho, Paulo Sérgio e Antonio Carlos.

Conhecendo o adversário, o Timão foi para cima e conseguiu seu primeiro gol logo com um minuto. Em cruzamento vindo da direita, Neto fez as vezes de centroavante e completou de cabeça, abrindo o placar. Oito minutos depois, o Coringão ampliou o placar. Tupãzinho chutou de fora da área e a bola desviou na zaga, sobrando para Fabinho. O ponta dominou no peito e chutou no canto esquerdo do gol.

O time corinthiano começou, então, a sofrer pressão do time da casa, que conseguiu diminuir o placar aos 43 da primeira etapa, com João Santos. E no segundo tempo, Tiba empatou ao completar cruzamento do ex-corinthiano Biro-Biro.

Nelsinho ainda tentou mudar o jogo colocando Mauro no lugar de Neto e Ezequiel na vaga de Antonio Carlos, também precisando compensar a expulsão de Wilson Mano. O resultado, no entanto, permaneceu o mesmo até o fim do jogo e o Alvinegro estreava com empate na segunda fase do Brasileirão de 1990.


Tags: #OClubeMaisBrasileiro, Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): #OClubeMaisBrasileiro, Especiais, Futebol