Timão espalha girassóis na Arena Corinthians para alertar sobre depressão e suicídio

Time participa da campanha “Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu”, que faz parte do movimento mundial Setembro Amarelo

20/09/2019 15h55 Agência Corinthians

A- | A+

Neste sábado (21), no jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, é a vez do Corinthians aderir à campanha de conscientização do público sobre a importância de a depressão ser vista como uma doença.

70 crianças vestindo camisetas estampadas com o nome da campanha e sua hashtag, #DepressaoSemTabu, entrarão em campo na Arena Corinthians acompanhando os jogadores do Alvinegro segurando um girassol, flor que é o símbolo da campanha “Na Direção da Vida – Depressão Sem Tabu”.  A inciativa faz parte do movimento mundial Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio.

Após a reprodução do Hino Nacional, as flores serão entregues aos torcedores pelas crianças. Além disso, um vídeo com depoimentos reais de jovens que vivenciaram o problema será exibido no telão, como forma de sensibilizar o público para a causa e convidá-lo a conhecer os canais digitais da iniciativa, como o espaço digital www.depressaosemtabu.com.br, que reúne informações educativas sobre o tema e dicas de como ajudar alguém que apresente comportamentos de risco.

Depressão, suicídio e homens

Mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e os transtornos de humor, entre os quais a depressão se destaca, representam o diagnóstico mais frequente nesses casos. Estamos falando, portanto, de doenças que podem ser tratadas. Ou seja: o suicídio é evitável em grande parte dos casos.  Mas, para isso, o primeiro passo é romper com o preconceito em torno da depressão, que muitas vezes é subestimada ou confundida com falta de força, preguiça ou ausência de fé. 

Atualmente, o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão da América Latina, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS): o problema afeta 5,8% da população, uma taxa superior à média global, que é de 4,4%. Isso significa que quase 12 milhões de brasileiros enfrentam a doença, o que equivale à população inteira de uma metrópole como São Paulo, por exemplo.

Os números elevados da depressão no País também acompanham a escalada do suicídio no território nacional. Enquanto o número de pessoas que tiram a própria vida diminui mundo afora³, o Brasil vai na contramão do cenário global. Por aqui, a taxa de suicídio entre os adolescentes de 10 a 19 anos, por exemplo, aumentou 24% entre os anos de 2006 e 2015, considerando os moradores das maiores cidades brasileiras.

O aumento de casos de suicídio entre os mais novos e a prevalência do problema no sexo masculino são pontos de atenção. Trata-se, hoje, da quarta maior causa de morte em jovens no País, segundo o Ministério da Saúde, e os homens representam as principais vítimas. Por isso, o engajamento de ídolos do futebol, um universo que recebe forte atenção do universo masculino no Brasil, é de extrema importância para a conscientização desse grande problema. Hoje, a cada 46 minutos5, alguém põe fim à própria vida no Brasil. 

A campanha

Com apoio de músicos, esportistas e celebridades, a campanha “Na Direção da Vida” propõe um diálogo franco sobre o assunto com toda a sociedade. Conduzida pela Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), pela Upjohn (divisão focada em doenças crônicas não-transmissíveis), pela área de Medicina Interna da Pfizer e com a participação do Centro de Valorização da Vida (CVV), a iniciativa traz ações presenciais e digitais para combater os estigmas associados à depressão.

Ao dialogar com o paciente e também com seu entorno, a campanha tem o propósito de contribuir para a construção de um ambiente social com mais informações sobre o tema e menos tabus. Assim, a partir de uma atmosfera de confiança e acolhimento, espera-se que o paciente se sinta à vontade para falar sobre a doença, seja estimulado a buscar ajuda e acredite que é possível vencer o problema.

Ao longo do mês de setembro, o girassol tem norteado as várias atividades da campanha. Pelas redes sociais, os internautas foram desafiados a postar o ícone do girassol em suas páginas para sinalizar aos seus amigos que estão dispostos a falar de #DepressãoSemTabu. Além disso, personalidades gravaram depoimentos pessoais para relatar o enfrentamento do problema e encorajar a busca por ajuda. E, em São Paulo, um grande labirinto de girassóis que reproduz a jornada de um paciente com depressão foi montado no meio do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, para convidar o público a conhecer esse universo de perto e a desmistificar a questão. Afinal, empatia e informação são sempre a melhor saída.

Tags: Arena Corinthians, Futebol, Releases, Responsabilidade Social

Categoria(s): Arena Corinthians, Futebol, Press Release, Responsabilidade Social