Tetracampeão: O Corinthians no Brasileirão de 2005

Comandado por Tévez, título foi o primeiro do Timão nos pontos corridos

26/04/2019 16h00 Agência Corinthians

A- | A+

Em 2005, o Timão conquistou o primeiro campeonato brasileiro do time na Era dos pontos corridos. Com um time comandado por Carlitos Tévez, o Timão terminou na primeira colocação com 81 pontos conquistados em 42 jogos.

O Timão contava com elenco de grandes jogadores, como Tévez, Mascherano, Carlos Alberto e Nilmar, por exemplo, e também jovens promessas, como Jô. Apesar disso, o título foi confirmado apenas na última rodada da competição, mesmo com a derrota para o Goiás, por 3 a 2 (gols marcados por Tévez e Coelho).

No jogo que garantiu o título, comandado por Antônio Lopes, o Timão foi a campo com Fábio Costa, Marinho, Gustavo Nery, Wendel, Coelho, Marcelo Mattos, Bruno Octávio, Rosinei, Carlos Alberto, Tévez e Nilmar. Jô, Édson e Wescley entraram durante a partida. 

Na competição, o Timão teve 24 vitórias, nove empates e nove derrotas, com 87 gols marcados e 59 gols sofridos. Carlitos Tévez foi o artilheiro do Timão no campeonato, com 20 gols, além de melhor jogador da competição, eleito pela CBF e a Revista Placar.

Durante o Brasileirão de 2005, a Fiel fez bonito e manteve o Corinthians com a maior média de público do campeonato: 27.319 torcedores por jogo. Além disso, o Timão também teve o maior público da competição. No Morumbi, no dia 27 de novembro, o Corinthians venceu a Ponte Preta por 3 a 1, diante de 64.937 pessoas. 

Um dos jogos mais marcantes da competição foi a histórica goleada de 7 a 1 do Corinthians sobre o Santos. No Pacaembu, o Timão goleou o rival com gols de Tévez (três vezes), Nilmar (duas vezes), Rosinei e Marcelo Mattos, manteve seis pontos de vantagem para o segundo colocado, o Internacional, e embalou para o título. 

Você encontra essa e mais informações sobre o Corinthians no aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS pela Apple Store e Android, pela Google Play e Samsung Galaxy Apps.


Tags: Notícias, Futebol, Especiais

Categoria(s): Futebol, Especiais