Técnico do primeiro título do Brasileirão, Nelsinho Baptista completa 71 anos

Treinador viveu quatro passagens à beira do campo com as cores alvinegras

22/07/2021 10h00 Agência Corinthians

A- | A+
  
Foto: Reprodução


O comandante do primeiro título nacional da história alvinegra comemora seu aniversário nesta quinta-feira (22). Nelsinho Baptista, que esteve no banco de reservas levando o Corinthians à conquista do Campeonato Brasileiro da Série A de 1990 logo em sua primeira passagem, completa 71 anos.

Nelson Baptista Junior, nascido em Campinas (SP) em 1950, era um jovem ex-lateral e treinador em franca ascensão. Aos 39 anos, ele se destacou no início de 1990 ao levar o Novorizontino à final do Campeonato Paulista daquele ano, vencido pelo Bragantino. E poucos dias depois aceitou um convite para treinar o Timão, que iniciou o Brasileirão em um momento ruim dentro de campo.

Nelsinho substituiu a Zé Maria II, demitido após a perda da vaga na final estadual e ingressar no Brasileirão com duas derrotas seguidas. Em seu início, tratou de arrumar o sistema defensivo. Em sua estreia, empate sem gols com o Vitória, e já na partida seguinte veio o Derby, vencido por 2 a 1. O resultado deu fôlego e o Timão cresceu, ficando dez partidas sem perder a partir dali

Depois de um desempenho oscilante na parte final da primeira fase do Brasileirão, o Coringão conseguiu a classificação ao mata-mata pelo índice técnico. E nele, não perdeu mais: uma vitória por 2 a 1 e um empate em 0 a 0 contra Atlético-MG nas quartas de final, o mesmo contra o Bahia na semifinal, e duas vitórias por 1 a 0 sobre o São Paulo na final, gols de Wilson Mano no primeiro jogo e o icônico carrinho de Tupãzinho na decisão.

Com 40 anos, Nelsinho conquistou o primeiro dos sete títulos que o clube conquistou no torneio nacional até aqui. Na temporada seguinte, ainda foi campeão da Supercopa do Brasil ao derrotar o Flamengo, campeão da Copa do Brasil em 1990. E deixou a equipe na metade de 1991. Retornou depois, em 1992, ficando até a metade de 1993, e teve mais uma passagem vencedora iniciada em 1996, que terminou meses depois do título estadual em 1997.

Nelsinho retornou ao clube dez anos depois, em meio ao momento mais difícil da história alvinegra. Em setembro de 2007, tentou melhorar a campanha ruim da equipe no Brasileirão daquele ano, sem sucesso. Em 11 partidas, não conseguiu evitar o rebaixamento do clube. E fez ali a sua última passagem até aqui, totalizando 192 partidas e três títulos.

 


Tags: Especiais, Futebol, Notícias

Categoria(s): Especiais, Futebol