Reinauguração da Fonte e Santuário de São Jorge

Berço do Parque São Jorge recebeu restauro do mosaico e da imagem do padroeiro

06/09/2021 13h42 Agência Corinthians

A- | A+


No último domingo (5), a área do clube conhecida como “Biquinha” teve sua reinauguração. Com 80 anos de criação, o local onde nasceu o nosso Parque São Jorge (antes mesmo de nosso clube) teve o santuário dedicado ao Santo Padroeiro totalmente reformado, com pintura, troca de telhado e restauro da imagem em tamanho natural - a mais antiga que o Corinthians tem em sua sede -, além do reparo e limpeza técnica da peças cerâmicas do mosaico português na Fonte de São Jorge.

A reinauguração contou com a presença da associada Sandra Regina de Oliveira Ferreira e do Sr Antonio Ganzarolli, que presenteou o clube com as placas de identificação “Fonte São Jorge – 1941” e com a pintura sacra de São Jorge, cabendo a eles também desenlaçar as fitas da reinauguração.

Histórico

Ao chegar nesta região, os primos libaneses Nagib Sallem e Assad Abdalla avistaram às margens do Rio Tietê, e ali visualizaram uma semelhança ímpar com a encosta do Mar Mediterrâneo, em sua cidade natal Beirute, trazendo-lhe grandes recordações. De tal similitude, eis que nomearam a baía de águas límpidas, em homenagem ao Santo Padroeiro. Na década de 1920, o Sírio E.C. mandava seus jogos na chamada “Fazenda São Jorge”. O nosso Corinthians, que iniciava sua trajetória vitoriosa rumo ao primeiro Tricampeonato Paulista de Futebol, se fez presente em um jogo, ainda como visitante - mas tão logo viria a transformação do Time do Povo em ter sua própria sede social.

O Presidente Ernesto Cassano decide comprar mais de 40 mil metros quadrados de lote da Fazenda e, em 1926, concretiza a negociação e uma parte do terreno passa a ser propriedade do clube. E, em 1941, em homenagem ao Santo Padroeiro, constrói-se um santuário, exatamente em cima da maior nascente ali vista, dando origem à pitoresca Fonte de São Jorge. Sua ligação mística faz o Corinthians absorver a devoção ao Santo Guerreiro, tornando-o grande padroeiro do Alvinegro. A todos que aqui visitam, devem saber que “Aquele que beber desta fonte, de água pura e abençoada, tornar-se-ão Corinthiano sob a devoção do Glorioso São Jorge”.

Agradecemos a todos os envolvidos, com destaque ao presidente da Diretoria, Duilio Monteiro Alves, e também ao vice-presidente Luis Wagner Alcântara, a todos os colaboradores do Departamento de Engenharia pelas reformas, a dedicação especial do Serviços Gerais (Administrativo) na limpeza e conservação do local e do Departamento Social, na restauração da imagem e da iniciativa em preservar o marco inicial da nossa sede social.




Tags: Departamento Social, Notícias

Categoria(s): Departamento Social